Marina Moraes de Seixas e Guilherme de Souza da Costa são um jovem casal do interior de Mato Grosso do Sul. Eles estão transformando a fazenda de soja da família em um lugar ecologicamente sustentável, com mudança nos plantios e nas culturas e até na forma como reciclam o lixo e produzem energia.
A história dos dois está na série Diários da Transição, disponível no YouTube da revista, que apresenta quatro autorretratos de indivíduos em processo de transformação. A piauí foi uma das vencedoras do desafio de inovação da Google News Initiative. A série foi realizada com recursos desse projeto e produzida em parceria com a VideoFilmes, produtora de filmes como Central do Brasil, Linha de Passe, O Céu de Suely e Ainda Estou Aqui.
Em 2019, poucos meses antes do primeiro caso de Covid no Brasil, os personagens retratados receberam telefones celulares para que pudessem registrar seu cotidiano e contar sobre as mudanças pelas quais passavam. Essas pessoas dedicaram semanas a filmar suas rotinas, e o material final foi editado por Daniela de Lamare e João Moreira Salles.
A série também conta a história de um engenheiro que passa a trabalhar como motorista de aplicativo depois de perder o emprego, de uma universitária da periferia de São Paulo que batalha pela ascensão social e de um mulher que se muda para o Uruguai após o divórcio com planos de criar uma empresa de serviços para cinema.