A Cozinha Transcendental de piauí se transferiu (momentaneamente) da Glória para Westminster, porque não podia faltar de jeito nenhum ao Jubileu de Diamante de nossa role model favorita, a rainha Elizabeth II. Como todos os súditos, fomos brindados com três dias de chuva e várias versões de Coronation Chicken, o prato obrigatório durante as celebrações.
A receita foi criada por Rosemary Hume, fundadora da escola de culinária Le Cordon Bleu para o banquete de coroação da rainha Elizabeth, em 1953. Na época o prato foi batizado Poulet Reine Elizabeth, sinal de que nos anos 50 ainda se acreditava que a francesa era a única culinária boa e sofisticada. Rosemary combinou ingredientes econômicos com os considerados exóticos e muito luxuosos, mas criou um prato simples e fácil de fazer. Quando a jovem Elizabeth subiu ao trono, o racionamento do pós-guerra ainda vigorava no Reino Unido e galinha era prato de festa. Imaginem conseguir damascos! Difícil, mas não impossível, e com um pouco de empenho, os súditos e a rainha jantariam ao mesmo tempo a mesma comida. A receita original é repetida com algumas variações em todos os jubileus.
A Cozinha Transcendental é fã ardorosa da rainha Elizabeth. Ao longo dos sessenta anos de reinado, comemorados neste fim de semana, ela enfrentou de tudo, sempre com a mesma calma e dignidade. "Keep Calm and Carry On", (mais ou menos “Mantenha a calma e prossiga”) é um slogan britânico do tempo da guerra que define perfeitamente o modus operandi da rainha e de seu povo. E ninguém abana a mão em saudação como ela, o gesto é hipnótico. Grande rainha.
A seguir, a receita de Coronation Chicken, versão Jubileu 2012. Quem preferir preparar a versão do Jubileu de ouro, encontra aqui:
Coronation Chicken
Rendimento: 6 porções
1 frango de mais ou menos 1,5 kg (Se preferir, substitua pela mesma medida de peito de frango)
Suco de meio limão
1 pau de canela
5 grãos de pimenta preta
1 pitada de açafrão (pode ser da terra)
1 colher de chá de sal
1 pedaço de 4cm de gengibre fresco
Folha de louro
5 colheres de sopa de mango chutney
50g de damascos picadinhos
2 colheres de sopa de curry em pó
2 colheres de chá de molho inglês
200ml de maionese, de preferência caseira
100ml de iogurte inteiro + 100 ml de creme de leite
Um punhado de coentro fresco picado
MODO DE FAZER
– Acomode o frango em uma panela grande com a parte do peito para cima. Acrescente a canela, a pimenta, o açafrão, o sal, a folha de louro e metade do gengibre, coloque água mas cubra não completamente, deixe faltar 1 ou 2 cm. Tampe e leve para ferver. Quando abrir fervura, vire o frango e reduza o fogo ao mínimo possível. Cozinhe em fogo brando por cerca de uma hora e meia ou até notar que o frango está completamente cozido. Deixe esfriar e quando estiver morninho, retire do caldo, despreze os ossos e a pele e desfie toda a carne. Tempere com o suco de limão e reserve.
– Pique o restante do gengibre e reserve.
– Coloque o chutney de manga e os pedacinhos de damasco em uma tigela grande.
– Coloque o curry em pó em uma frigideira seca e limpa e esquente até sentir o perfume. Desligue o fogo.
– Acrescente o gengibre picado ao curry e misture enquanto o curry ainda está quente. Coloque então o curry e o gengibre na tigela com os damascos e chutney de manga. Junte o molho inglês, a maionese, o iogurte e o creme de leite. Misture tudo muito bem.
– Tempere com sal a gosto.
– Acrescente o frango desfiado, que a esta altura já deve estar frio, misture muito bem, cubra e leve à geladeira por pelo menos duas horas.
– Espalhe coentro picadinho por cima (se gostar de coentro) e sirva com arroz branco e salada verde.
Fundo Musical para preparar Coronation Chicken: