_221
Fevereiro 2025A suspensão do outro
Por que a Funai mandou tirar de circulação o filme sobre uma expedição liderada por Bruno Pereira
Bernardo EstevesNós, tão iguais e agora tão diferentes
Ganhamos o direito à felicidade, à quitação das dívidas e, vá lá, a algum atrevimento
João Moreira Salles1964, do Rio para Roma
Cartas de um ano fatídico
Eduardo EscorelChame o ladrão
A “chave mágica” e a invasão de casas pela Polícia Militar nas favelas do Rio
Armando AntenoreO complexo: parte V_no banco dos réus
O número de ações judiciais contra o SUS cresce a cada ano
Allan de AbreuO primeiro ano do resto de nossas vidas
Desde que President’Lula assumiu, o povo pode comer brioche nas padarias artesanais
O novo obscurantismo
O misticismo anticientífico atingiu os mais altos escalões da política americana e agora impulsiona as autocracias mundo afora
Anne ApplebaumAssistindo ao luxo
Retratos ficcionais da alta elite se tornaram uma obsessão. São sátiras ou homenagens?
Alejandro ChacoffO que você faria?
Os viúvos te ofenderão, os órfãos trarão sentimentos confusos
Evandro Cruz SilvaResponda, se for capaz
As perguntas incômodas do escritor Max Frisch
Yes, nós temos banana
O remake de Vale tudo e a nova ordem global
Fernando de Barros e SilvaO antípoda de Trump
Jimmy Carter deixou como legado a defesa da paz, dos direitos humanos e do meio ambiente
Consuelo Dieguezcartuns

esquinas
COLABORADORES
[Capa], artista plástico, assina a direção de arte do jogo virtual Lampião Verde: a maldição da botija.
[O primeiro ano do resto de nossas vidas, p. 13] é colunista da Folha de S.Paulo e diretor de Narciso em férias e Uma noite em 67. Publicou Diário da Dilma (Companhia das Letras). Ilustração de Caco Galhardo.
[Cartuns a partir da p. 16], humorista e quadrinista, publicou As sete vidas do gato Jouralbo (Bebel Books e Mandacaru) e codirigiu, com Tasso Dourado, o documentário Peréio, eu te odeio.
[O Complexo: Parte V_No banco dos réus, p. 24], repórter da piauí, é autor dos livros O delator, Cocaína: a rota caipira e Cabeça Branca (Record). Ilustração de Vânia Mignone.
[Nós, tão iguais e agora tão diferentes, p. 38], documentarista, é fundador da piauí. Dirigiu No intenso agora, Santiago, Entreatos, Notícias de uma guerra particular e Nelson Freire. É autor de Arrabalde: em busca da Amazônia (Companhia das Letras).
[Assistindo ao luxo, p. 54] é escritor, ensaísta e editor de literatura da piauí. Autor do romance Apátridas (Companhia das Letras).
[Responda, se for capaz, p. 63], escritor e dramaturgo suíço, publicou entre outros livros, Stiller (Siciliano) e Homo faber (Suhrkamp). Introdução e tradução de Claudia Cavalcanti e Arthur Nestrovski.
[O antípoda de Trump, p. 68], repórter da piauí, é autora de O ovo da serpente: nova direita e bolsonarismo (Companhia das Letras).
[Yes, nós temos banana, p. 6] é repórter da piauí e apresentador do podcast Foro de Teresina.
[Chame o ladrão, p. 14], editor da piauí, é autor de Júlia e Coió, Rita Distraída e Sorri, Lia! (Edições SM).
[O novo obscurantismo, p. 20], jornalista e historiadora, é colaboradora da revista The Atlantic, onde o artigo foi originalmente publicado. É autora de Autocracia S.A.: os ditadores que querem dominar o mundo (Record), entre outros livros. Texto licenciado por © 2025 The Atlantic Monthly Group, Inc. Todos os direitos reservados. Distribuído por Tribune Content Agency.
[A suspensão do outro, p. 28], jornalista da piauí, é apresentador do podcast A Terra é redonda (mesmo) e autor dos livros Admirável Novo Mundo: uma história da ocupação humana nas Américas (Companhia das Letras) e Domingo é dia de ciência (Azougue Editorial).
[1964, do Rio para Roma, p. 46] é cineasta. Dirigiu os documentários Antonio Candido, anotações finais, Imagens do Estado Novo 1937-45 e 1968: um ano na vida, entre outros filmes.
[O que você faria?, p. 60], sociólogo e escritor, publicou o livro de contos Praia artificial e o romance O embranquecimento (ambos pela Patuá). Ilustração de Robinho Santana.
[Ilusões de nuvens, p. 64] é poeta e escritor, coautor de Guide to a fall, com Nada Alturki (Universidade de Iowa), e autor de Dissoluções (Record) e Identidades (Nós), entre outros. Ilustração de Giorgia Massetani.
Ilustrações de Esquina por Andrés Sandoval.