minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos
Tudo sincronizado, de Nadia Khuzina

_226

Julho 2025
TODAS AS EDIÇÕES

cartuns

Cartuns de Adão Iturrusgarai Adão Iturrusgarai

COLABORADORES

Nadia Khuzina

[Capa] é artista russa.

João Batista Jr.

[A república do Tigrinho, p. 14], repórter da piauí, publicou A beleza da vida: a biografia de Marco Antonio de Biaggi (Abril). Alessandra Medina, coautora, é jornalista com passagens por Veja e O Globo. Montagem de imagens de Beto Nejme.

Renato Terra

[ Quero ver o Talk Xou do Xandão , p. 29] é colunista da Folha de S.Paulo e diretor de Narciso em férias e Uma noite em 67 . Publicou Diário da Dilma (Companhia das Letras). Ilustração de Caco Galhardo.

Adão Iturrusgarai

[Cartuns a partir da p. 32] é humorista, cartunista, artista plástico e escritor. Publicou, entre outros livros, Paris por um triz (Zarabatana).

Kathryn Schulz

[Os animais e a morte, p. 42] é jornalista da revista The New Yorker, na qual o texto foi publicado originalmente. É autora do livro Por que erramos? (Larousse). Tradução de .Isa Mara Lando.. Ilustração de Ari Hisae.

Arnaldo Branco

[O Barão e o tubarão, p. 54], cartunista e roteirista, é o criador da newsletter de humor Semana praticamente encerrada. Coautoria de .Renato Terra.

Eliane Robert Moraes

[A neca da boneca, p. 68] é crítica literária e professora de literatura na USP. Publicou, entre outros, Sade, a felicidade libertina (Iluminuras) e A parte maldita brasileira: literatura, excesso, erotismo (Tinta-da-china). Fotografia de Manauara Clandestina.

João Inácio Padilha

[Pesados paralelepípedos, p. 74] é escritor. Publicou o livro de contos Bolha de luzes (Companhia das Letras) e o romance Os corpanzis (L&PM). Pesados paralelepípedos é um dos contos de Chineses que se evaporam, a ser publicado pela 7Letras. Ilustração de Pedro Gonçalves.

Bernardo Esteves

[A caatingueira de Jaú, p. 81], repórter da piauí, é autor dos livros Admirável Novo Mundo: uma história da ocupação humana nas Américas (Companhia das Letras) e Domingo é dia de ciência (Azougue Editorial

Fernando de Barros e Silva

[Grita Ihuu ou refaz o L?, p. 6] é repórter da piauí e apresentador do podcast Foro de Teresina. Ilustração de Cássio Loredano.

José Henrique Bortoluci

[A guerra e a fé, p. 22], escritor, é doutor em sociologia pela Universidade de Michigan e professor da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP). Publicou O que é meu (Fósforo). Fotos de Victor Moriyama.

Martha Batalha

[O sonho americano em frangalhos, p. 30] é autora de três romances, o mais recente, Chuva de papel (Companhia das Letras). Seus livros foram publicados em mais de vinte países. É colunista do jornal O Globo e escreve quinzenalmente no opiniaes.substack.com.

Luiz Paulino (Bizil)

[Retratos do inferno, p. 36] é artista plástico. Apresentação de Armando Antenore.

Eduardo Escorel

[Se essas ruínas falassem, p. 48] é cineasta. Dirigiu os documentários Antonio Candido – anotações finais, Imagens do Estado Novo 1937-45 e 1968 – Um ano na vida, entre outros filmes.

Leda Cartum

[Uma companhia incômoda, p. 60] é escritora, roteirista e tradutora. Publicou, entre outros livros, O porto (Iluminuras).

Zeca Baleiro

[O missionário pecador, p. 73] é cantor, compositor e cronista.

Bianca Gonçalves

[Poesia, p. 77] é poeta, tradutora e doutoranda em teoria e história literária na Unicamp. Publicou Quadril & queda (Círculo de Poemas) e outros livros. Ilustração de Val Pires.

Ilustrações de Esquina por Andrés Sandoval.