minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos
=igualdades

Em 2021, Receita Federal arrecadou mais de meio bilhão de reais com leilões de itens apreendidos

| 17 mar 2023_16h40
A+ A- A

Os leilões da Receita Federal movimentam uma fortuna, e o ano de 2021 foi particularmente próspero: a instituição arrecadou R$ 632,1 milhões com a venda de itens apreendidos. É a maior arrecadação da série histórica, iniciada em 2000. Os objetos foram apreendidos porque não foram devidamente declarados à Receita ou porque eram ilegais.

O principal item apreendido pela Receita Federal em aeroportos, portos e rodovias são os cigarros. Em 2022, eles responderam por 27% das apreensões de itens não declarados ou contrabandeados. Roupas, relógios, bolsas e acessórios – categorias nas quais podem ser enquadradas as joias da Arábia Saudita, presenteadas a Michelle Bolsonaro – foram 6% das apreensões. 

Presidentes da República, no Brasil e no mundo, não costumam receber presentes que valham mais do que alguns milhares de reais. Muito menos costumam tentar raptá-los para seu acervo pessoal. O novo escândalo de Jair Bolsonaro, revelado pelo Estadão, chama atenção por esses dois aspectos. A seção =igualdades desta semana explicou, usando dados da Receita Federal, o absurdo da situação. Confira aqui os dados completos.

Assine nossa newsletter

Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí