A Revista piauí jogos
Podcasts
  • Todos os podcasts
  • Foro de Teresina
  • ALEXANDRE
  • A Terra é redonda (mesmo)
  • Sequestro da Amarelinha
  • Maria vai com as outras
  • Luz no fim da quarentena
  • Praia dos Ossos
  • Praia dos Ossos (bônus)
  • Retrato narrado
  • TOQVNQENPSSC
piauí recomenda
Dossiê piauí
  • O complexo_SUS
  • Marco Temporal
  • Má Alimentação à Brasileira
  • Pandora Papers
  • Arrabalde
  • Perfil
  • Cartas de Glasgow
  • Open Lux
  • Luanda Leaks
  • Debate piauí
  • Retrato Narrado
  • Implant Files
  • Eleições 2018
  • Anais das redes
  • Minhas casas, minha vida
  • Diz aí, mestre
  • Aqui mando eu
Especiais
  • Projeto Querino
  • Versos Negros
Eventos
  • Encontros piauí 2025
  • piauí na Flip
  • Encontros piauí 2024
  • Festival piauí 2023
  • Encontros piauí 2023
Herald Vídeos Lupa
Minha Conta
  • Meus dados
  • Artigos salvos
  • Logout
Faça seu login Assine
  • -
  • A Revista
  • piauí jogos
  • Podcasts
    • Todos os podcasts
    • Foro de Teresina
    • A Terra é redonda (mesmo)
    • Sequestro da Amarelinha
    • Maria vai com as outras
    • Luz no fim da quarentena
    • Praia dos Ossos
    • Praia dos Ossos (bônus)
    • Retrato narrado
    • TOQVNQENPSSC
  • piauí recomenda
  • Dossiê piauí
    • O complexo_SUS
    • Marco Temporal
    • Má Alimentação à Brasileira
    • Pandora Papers
    • Arrabalde
    • Perfil
    • Cartas de Glasgow
    • Open Lux
    • Luanda Leaks
    • Debate piauí
    • Retrato Narrado
    • Implant Files
    • Eleições 2018
    • Anais das redes
    • Minhas casas, minha vida
    • Diz aí, mestre
    • Aqui mando eu
  • Especiais
    • Projeto Querino
    • Versos Negros
  • Eventos
    • Encontros piauí 2025
    • piauí na Flip
    • Encontros piauí 2024
    • Festival piauí 2023
    • Encontros piauí 2023
  • Herald
  • Vídeos
  • Lupa
  • Meus dados
  • Artigos salvos
  • Logout
  • Faça seu login
minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos

=igualdades

Em eficiência energética, tamanho não é documento

Camille Lichotti e Renata Buono | 04abr2022_09h21

A+ A- A

Optar por veículos mais eficientes é uma escolha racional, tanto para economizar energia quanto para diminuir as emissões de gases poluentes. É possível comparar a eficiência de diferentes meios de transporte usando o conceito de intensidade energética: a razão entre o consumo de energia para cada quilômetro percorrido e a quantidade de passageiros a bordo. Nesse quesito, os carros estão entre as opções menos eficientes de transporte. O automóvel mais vendido no Brasil, por exemplo, gasta 2 megajoules de energia por quilômetro para transportar um passageiro – 63 vezes a quantidade de energia usada por uma bicicleta elétrica para fazer o mesmo trajeto (cerca de 0,03 megajoule). Os modelos luxuosos tampouco são mais eficientes: para fazer o transporte de um único passageiro, uma Bugatti Veyron – um dos carros mais caros do mundo – usa a mesma quantidade de energia de 175 patinetes elétricos. Quando se trata de transporte de carga, nada supera a eficiência dos trens, que precisam de 0,22 megajoule por quilômetro para transportar 1 tonelada de carga. Um caminhão consome 12 vezes essa quantidade, 2,7 megajoules. Mas ainda que seja menos eficiente em termos de energia, o transporte rodoviário é dominante no Brasil – para cargas e pessoas. Tanto que 95% de toda a energia consumida em transporte no país é usada por veículos do modal rodoviário. Nesta semana, o =igualdades destrincha os dados de eficiência energética dos meios de transporte.  

Em termos de energia, os carros estão longe de ser a opção mais inteligente. No ano passado, o automóvel mais vendido no Brasil foi o Fiat Strada. Com uma pessoa a bordo dessa picape, são necessários 2 megajoules por quilômetro para dirigir na cidade. Uma bicicleta elétrica, por outro lado, precisaria de apenas 0,0315 megajoules para fazer o mesmo trajeto, levando em conta um motor padrão de 36 volts. Isso significa que a energia usada para transportar uma pessoa em uma picape equivale à de 63 bicicletas elétricas.

Automóveis mais sofisticados tampouco são mais eficientes quando o assunto é consumo de energia. Uma  Bugatti Veyron, um dos automóveis mais rápidos e caros do mundo, precisa de 7 megajoules por quilômetro para transportar um passageiro. Esse modelo de automóvel custa cerca de 10 milhões de reais. Um patinete elétrico padrão da marca Xiaomi, que custa em torno de 3 mil reais, consome 0,04 megajoules para fazer o mesmo trajeto. Ou seja, a energia necessária para transportar um passageiro numa Bugatti Veyron equivale à de 175 patinetes elétricos. 

 

Meios de transporte públicos – que transportam muitos passageiros ao mesmo tempo – conseguem uma relação mais vantajosa entre a energia necessária para o deslocamento e quantidade de pessoas a bordo. Os metrôs mais eficientes, por exemplo, usam cerca de 0,1 megajoule por passageiro a cada quilômetro percorrido. Mas veículos ainda mais simples, como uma bicicleta, são capazes de atingir essa mesma intensidade energética. Um ciclista de 64 kg pedalando uma bicicleta a 16 km/h, por exemplo, também vai precisar gastar 0,1 megajoule por quilômetro (cerca de 27 quilocalorias). Isso significa que a quantidade de energia utilizada por um ciclista equivale à usada pelo metrô para transportar cada passageiro.

Trens interurbanos de alta velocidade, usados para viagens de longa distância (trajetos de 150 a 600 quilômetros), estão entre os veículos mais eficientes para transporte de pessoas. Os modelos mais recentes – como os usados na França e na Alemanha, por exemplo – necessitam de apenas 0,2 megajoule por passageiro-quilômetro. Aviões a jato gastam dez vezes essa quantidade de energia para transportar cada passageiro.

Quando se trata de transporte de carga, nada supera a eficiência energética dos trens. Dados de 2019 da Agência Internacional de Energia mostram que o modal ferroviário precisa de 0,22 megajoule por quilômetro para transportar 1 tonelada de carga. Nas rodovias, para mover a mesma quantidade de carga, um caminhão precisa gastar 2,7 megajoules – 12 vezes o usado pelos trens. 

 

Ainda que seja menos eficiente, o transporte rodoviário é dominante no Brasil – tanto para carga, quanto para locomoção de pessoas. Segundo o Anuário Estatístico de Transporte de 2020, do Ministério da Infraestrutura, 95% de toda a energia consumida em transporte no Brasil corresponde apenas ao modal rodoviário – 873 milhões de megawatts-hora. Isso é dez vezes a energia gerada na usina de Itaipu em um ano.

Optar por meios de transporte mais eficientes, com baixa intensidade energética, é a escolha mais racional. Mas não é isso que acontece no Brasil. Segundo o Anuário Estatístico de Transporte do Ministério da Infraestrutura, todo o setor de transporte consumiu uma quantidade de energia que equivale a 79 milhões de toneladas de petróleo. Isso é o triplo de toda a energia usada nas residências brasileiras em 2020.

Camille Lichotti (siga @camillelichotti no Twitter)

É repórter da piauí

Renata Buono (siga @revistapiaui no Twitter)

É designer e diretora do estúdio BuonoDisegno

ÚLTIMOS IGUALDADES
Como Paris será lembrada

Como Paris será lembrada

Uma mulher negra, um tabu na Casa Branca

Uma mulher negra, um tabu na Casa Branca

Um país, 84 milhões de processos

Um país, 84 milhões de processos

Café da manhã com meme

Café da manhã com meme

Sem biblioteca nem psicólogo: a vida nas escolas brasileiras

Sem biblioteca nem psicólogo: a vida nas escolas brasileiras

Os recordes de Phelps, as proezas soviéticas: o que dizem os números das Olimpíadas

Os recordes de Phelps, as proezas soviéticas: o que dizem os números das Olimpíadas

Viagens, panfletos e poucos jornais: com o que os deputados gastam dinheiro

Viagens, panfletos e poucos jornais: com o que os deputados gastam dinheiro

Mais um ano, mais um Oscar – e nada de Brasil no tapete vermelho

Mais um ano, mais um Oscar – e nada de Brasil no tapete vermelho

Brasil, uma fábrica de exportar jogadores

Brasil, uma fábrica de exportar jogadores

Agarrados à tela

Agarrados à tela

Metrópoles capturadas pela violência armada

Metrópoles capturadas pela violência armada

O Carnaval pelo Brasil: do abadá de R$ 15,7 mil na Sapucaí à nova capital mineira da festa

O Carnaval pelo Brasil: do abadá de R$ 15,7 mil na Sapucaí à nova capital mineira da festa

Mercado de livros vê queda após boom da pandemia

Mercado de livros vê queda após boom da pandemia

O naufrágio da casa própria

O naufrágio da casa própria

A intentona em números

A intentona em números

O roteiro da violência amazônica

O roteiro da violência amazônica

A vida nos tempos do Pix

A vida nos tempos do Pix

Os bilhões que o brasileiro aposta no jogo

Os bilhões que o brasileiro aposta no jogo

O Brasil de penas, patas e chifres

O Brasil de penas, patas e chifres

Adeus, tevê a cabo. Olá, streaming

Adeus, tevê a cabo. Olá, streaming

De Gaza à Ucrânia, o mundo nunca teve tantos refugiados

De Gaza à Ucrânia, o mundo nunca teve tantos refugiados

A universidade na era do ensino remoto

A universidade na era do ensino remoto

Poder é uma questão de tempo

Poder é uma questão de tempo

Sete sinais da crise climática no Brasil

Sete sinais da crise climática no Brasil

A inflação vai às urnas na Argentina

A inflação vai às urnas na Argentina

Poucos brasileiros na tela do cinema

Poucos brasileiros na tela do cinema

Cresce o número de evangélicos e católicos contra prisão por aborto

Cresce o número de evangélicos e católicos contra prisão por aborto

Reféns da vida doméstica

Reféns da vida doméstica

Turismo em alta no pós-pandemia

Turismo em alta no pós-pandemia

Os rastros do ouro ilegal

Os rastros do ouro ilegal

TODOS OS IGUALDADES
VÍDEOS IGUALDADES
Prisão de Collor é marketing para relançamento de Fiat Elba

Prisão de Collor é marketing para relançamento de Fiat Elba

Sete brasileiros e um conclave

Sete brasileiros e um conclave

O calvário dos golpistas, a boa vida do centrão e a morte de Francisco

O calvário dos golpistas, a boa vida do centrão e a morte de Francisco

TODOS OS vídeos
  • NA REVISTA
  • Edição do Mês
  • Esquinas
  • Cartuns
  • RÁDIO PIAUÍ
  • Foro de Teresina
  • A Terra é redonda (mesmo)
  • Maria vai com as outras
  • Luz no fim da quarentena
  • Praia dos Ossos
  • Praia dos Ossos (bônus)
  • Retrato narrado
  • TOQVNQENPSSC
  • ESPECIAIS
  • Eleições 2022
  • má alimentação à brasileira
  • Pandora Papers
  • Arrabalde
  • Igualdades
  • Open Lux
  • Luanda Leaks
  • Debate piauí
  • Retrato Narrado – Extras
  • Implant Files
  • Anais das redes
  • Minhas casas, minha vida
  • Diz aí, mestre
  • Aqui mando eu
  • HERALD
  • QUESTÕES CINEMATOGRÁFICAS
  • EVENTOS
  • AGÊNCIA LUPA
  • EXPEDIENTE
  • QUEM FAZ
  • MANUAL DE REDAÇÃO
  • TERMOS DE USO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • In English
    En Español
  • Login
  • Anuncie
  • Fale conosco
  • Assine
Siga-nos

WhatsApp – SAC: [11] 3584 9200
Renovação: 0800 775 2112
Segunda a sexta, 9h às 17h30