A receita de hoje sempre faz um sucesso ribombante nos lanches da piauí. Não importa o tamanho de torta que Beth faça, ela some em segundos por obra da redação e das visitas dos outros andares, certamente atraídas pelo perfume delicioso. Beth aprendeu a fazer a massa com uma amiga de infância e o recheio ela foi modificando, adaptando e melhorando até chegar ao que nós aqui consideramos excelente, e que ela ensina abaixo.
Há quem torça o nariz para peito de frango e a pedidos desses, Beth está estudando a possibilidade de substituir o frango por palmitos. Vai ficar uma perfeita maravilha: Aguardem notícias.
Massa:
1k de farinha de trigo
500g de margarina
Uma pitada de sal
Um fio de azeite
Recheio:
2 Peitos de frango
1 tomate
1 pimentão
1 cebola ( picada em quadradinhos)
4 dentes de alho ( amassadas)
Azeitonas a gosto
Cream Cheese (sabor ervas finas)
Salsa e cebolinha, sal, pimenta do reino, tempero Meu Segredo.
1 lata de de molho de tomate.
1 latinha de extrato de tomate pequena (elefante). A lata de molho e a latinha de extrato de tomate podem ser substituídos por passata de tomate ou pelo dobro dessa quantidade de tomates frescos batidos no liquidificador. Nesse caso o cozinheiro precisa ser um pouquinho paciente, pois demoram um pouco mais para apurar.
Modo de fazer: (massa.)
Coloque a farinha em uma vasilha, a pitada de sal, o fio de azeite (com o fio escorrendo, faça um gesto amplo sobre a massa) e acrescente a margarina aos poucos, mexendo com as pontas dos dedos, até incorporar toda a margarina. A massa fica uma bola homogênea.
Detalhe: caso prefira, substitua a manteiga por margarina ou por gordura vegetal.
Modo de fazer: (recheio)
Retire a pele e as gorduras do frango, coloque na panela de pressão, acrescente os tomates e o pimentão picados, pimenta do reino, sal, Meu Segredo e água até cobrir o frango. Cozinhe por uns 15 minutos (após começar a ferver) ou até que a carne fique bem macia. Retire toda a carne e bata na batedeira, com um pouco do líquido, até que fique muito bem triturada. Reserve o líquido do cozimento para colocar no molho.
Doure o alho e a cebola no azeite. Coloque o frango triturado, dê uma refogada rápida, só para pegar os gosto dos temperos. Acrescente o molho e a massa de tomates e uma xícara do líquido do cozimento, aos poucos. Prove e corrija os temperos, se necessário. Coloque o cheiro verde picadinho e deixe borbulhar um pouco para apurar. Desligue o fogo, espere esfriar e acrescente o cream cheese. Misture bem.
Monte o empadão: divida a massa em 2 partes (uma um pouco maior) e abra sobre filme de cozinha. Coloque a maior no fundo do refratário, forrando toda a forma. Espalhe o recheio e cubra com a massa menor. Misture azeite e 1 gema de ovo e pincele sobre a superfície da torta. Leve ao forno médio por 30 minutos ou até que a superfície esteja dourada.
Aqui o pinguim com o pedaço da torta que conseguiu salvar:
Fundo musical recomendado pela Beth para preparar esta torta: