minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos
=igualdades

Empresas de Eike Batista devem mais que o dobro de todas as igrejas do Brasil

Luigi Mazza e Renata Buono | 25 set 2020_18h50
A+ A- A

A dívida das igrejas e associações religiosas com a União não é pequena: chega a, pelo menos, 1,3 bilhão de reais, atualmente. Mas há devedores mais graúdos, como é o caso do empresário Eike Batista. Juntas, quatro empresas falidas de Batista – e que hoje estão em processo de recuperação judicial –  devem 3,3 bilhões de reais aos cofres públicos. São elas a MMX Mineração, OSX Serviços Operacionais, OSX Brasil S.A. e OSX Construção Naval. Batista, portanto, deve mais que o dobro de todas as igrejas do país.

A maior parte da dívida do empresário é formada pelo não pagamento de tributos como IOF – Imposto sobre Operações Financeiras – e Cofins – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social. No caso das igrejas e associações religiosas, o grosso das dívidas é com a Previdência – em geral, contribuições ao INSS que as igrejas deixaram de recolher.

Se não se comparam a Batista, as igrejas nem por isso devem pouco à União. A dívida acumulada por elas, de 1,3 bilhão de reais, equivale a praticamente o triplo do que devem todos os times de futebol dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Juntos, eles devem 491 milhões de reais, segundo os dados da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.

Fonte: Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.

Assine nossa newsletter

Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí