No embalo dos incentivos fiscais e facilidade de financiamento das últimas duas décadas, a frota brasileira saltou de 64,8 milhões de veículos, em 2010, para mais de 107,9 milhões em 2020. Em algumas regiões, o crescimento foi tanto que a frota duplicou de tamanho, como no Norte (103,1%) e Nordeste (99%)
Só que, na contramão da demanda e do desgaste das pistas, os investimentos públicos e das concessionárias vêm caindo desde 2016, tanto nos valores totais quanto no montante investido por quilômetro. Nos último cinco anos, a malha pavimentada no Brasil aumentou apenas 9,1%. Além disso, dos mais de 1,7 milhão de km de estradas federais e estaduais espalhadas por todo o Brasil, apenas 213,5 mil são pavimentadas, o equivalente a 12% do total.
E esse descompasso entre o aumento do número de veículos em circulação e a expansão da malha rodoviária pavimentada exige uma maior demanda sobre a infraestrutura, com uma consequente intensificação do processo de desgaste e do surgimento de defeitos na pouca malha pavimentada existente.
Fonte: Pesquisa CNT de Rodovias 2021