O título sugere que Eu sou Ingrid Bergman seja uma autobiografia na qual a própria atriz se apresente na primeira pessoa. Impressão confirmada apenas em parte ao serem lidos em voz off trechos do diário de Ingrid Bergman. O que prevalece, porém, é o ponto de vista de terceiros, principalmente dos seus quatro filhos, três mulheres e um homem, colaboradores do projeto dirigido por Stig Bjorkman.
Desse modo, o perfil traçado da atriz sequer tenta ir além da superfície. A personagem permanece tão enigmática e distante quanto sempre foi. O documentário se satisfaz em coletar clips, tendo como único insight revelar o cuidado que Ingrid Bergman teve para preservar sua própria memória. Empenho de colecionadora que assegura sua glorificação póstuma.
Para comentar Eu sou Ingrid Bergman mais detidamente, seria preciso ter a liberdade e talento que Vinícius de Moraes revela nos textos que escreveu sobre Ingrid Bergman. Na coletânea recém reeditada, organizada por Carlos Augusto Calil (O cinema de meus olhos. Companhia das Letras, 2015) há dois textos, um de 1941, outro de 1953, nos quais o poeta e cronista de cinema revela seu encanto pela atriz sueca.
Em poucas linhas Vinícius nos diz mais sobre Ingrid Bergman do que todo o documentário de Bjorkman.
No que parece um delírio erótico, em A asa do arcanjo Vinícius faz uma elegia à axila de Ingrid Bergman ao contar como viu Ingrid Bergman pela primeira vez. Ele estava numa banca de jornais, em Los Angeles, quando ouviu alguém dizer: Excuse me. “Tratava-se de uma voz feminina […] e eu vi uma dona, que estirava o braço por cima de mim para apanhar uma revista colocada mais no alto. Foi aí que dei, a um palmo do meu rosto (e falarei com a unção e gravidade que o momento comporta), com uma axila de Ingrid Bergman […] Tratava-se da maior axila que já vi, em ser vivente de qualquer espécie, com seguramente uns dez centímetros de diâmetro, sem falar nas circumvizinhanças.[…]”.
É preciso mais? Fiquemos por aqui, com aplausos à memória de Vinícius de Morais e à indiscutível beleza de Ingrid Bergman.