A molécula da água tem dezenas de propriedades físicas e químicas únicas que a distinguem de outras substâncias. A física Marcia Barbosa, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, dedicou sua carreira ao estudo dessas propriedades, que podem levar ao desenvolvimento de novas tecnologias para combater a escassez desse recurso natural.
Na Maratona Piauí Serrapilheira, Barbosa apresentará suas pesquisas sobre as anomalias da água e discutirá como elas podem contribuir para o combate à seca e ao risco das grandes crises hídricas que ameaçam o planeta.
Barbosa é integrante da Academia Brasileira de Ciências e ao longo da carreira tem recebido diversos prêmios nacionais e internacionais. Entre eles, o Prêmio L’Oréal-Unesco para Mulheres na Ciência, conquistado em 2013 na categoria Ciências Físicas.
Marcia Barbosa tem atuação destacada na luta pela igualdade de gênero na ciência, um dos temas que ela abordará na Maratona. Por seu posicionamento nas questões de gênero ela ganhou em 2009 a Nicholson Medal, concedida pela American Physical Society.
E pelo trabalho realizado junto à pós-graduação, recebeu o Prêmio Anísio Teixeira, concedido pela Capes.
Conheça mais sobre o trabalho da pesquisadora na primeira edição da Maratona Piauí Serrapilheira.
Assinantes piauí, associados ao Instituto Serrapilheira, bolsistas de centros de pesquisa, estudantes e professores pagam meia-entrada.
O ingresso inclui almoço e pode ser parcelado em até 10 vezes no cartão de crédito.