UAU, pessoal! Quanta receita acumulada, que bobeada. Temos receitas que ficaram do fechamento passado e as deste! Vamos com este: inauguramos com um pêéfão peão-piauí (arroz, feijão e legume refogado) e em vez da nossa tradicional carne moída, acompanhamos com um composée de farinha de milho e linguiça que foi aprovado pela equipe de teste da Cozinha Transcendental, ou seja, todos da redação.
Aqui, o pinguim almoçando com alguns dos testadores e a seguir o modo de fazer:
Para 500 gramas de linguiça (uns 6 gomos mais ou menos), separe:
– 24 a 30 tomatinhos sweet grape
– 1 cebolona bem grande (ou duas médias)
– 1 tiquinho de açúcar
– 1 borrifada de vinagre
– 4 dentes de alho sem o miolinho, esmagados
– 1 envelope de tempero de vegetais Meu Segredo
– 1 punhado de salsinha picadinha
– 1/2 limão
– 1 xícara de chá de farinha de milho em flocos
– Molho de pimenta ou tabasco (optativo)
– 1/5 de copo de azeite (ou 1 dedo de azeite no copo)
Retire a pele da linguiça, desfaça os gomos e tire toda a gordura mais grossa.
Parta a cebolona ao meio, corte uma das metades em quadrados pequenos e reseve. Corte a outra metade em quadrados grandes, junte com os tomatinhos cortados ao meio, o punhado de salsa picadinha, tempere como para salada (sem o vinagre!) e reserve.
Em uma panela alta, esquente o equivalente a 1/5 de copo de azeite e frite a linguiça até que as paredes da panela fiquem amarronzadas.
Retire as linguiças e nesse azeite refogue a metade da cebola picada miudinho e o alho esmagado com um tiquinho de açúcar e uma borrifada de vinagre. Abaixe o fogo e descole pacientemente, com a cebola, todo o colorido das paredes da panela.
Devolva a linguiça para a panela, acrescente a deliciosa salada de cebola em quadrados graúdos com as metades do tomate e salsinha, aumente o fogo e revire até o tomate começar a derreter. Esparrame o envelope de Meu Segredo e misture. Acrescente molho de pimenta, se desejar. Borrife com o suco de 1/2 limão. Misture.
Prove o tempero e, se necessário, acrescente mais sal (precisa ficar salgadinho para receber a farinha). Dê uma regada com azeite virgem, acrescente uma xícara de chá de farinha de milho em flocos e revire bem. A farinha vai absorver todo o molho e o sabor e vai grudar nos pedaços de linguiça. Voilá, está pronta a farofa pedaçuda. Bom proveito!
Fundo musical recomendado para inspirar uma farofa animada