piauí completa 5 anos e aproveitou para fazer festa na cozinha e oferecer um bolinho bonito para o nosso pinguim. Servimos ainda vários rocamboles generosamente (importantíssimo para o sucesso da receita) recheados com mozzarella e tomates e também brigadeiro, porque não dá para imaginar mesa de aniversário de 5 anos sem brigadeiro. A versão servida foi feita no microondas e como a comemoração aconteceu no final do fechamento, não sobrou tempo para enrolar e colocar em forminhas e portanto o nosso brigadeiro desapareceu a colheradas.
Escolhemos um bolo que é tradicional nas festas de família da nossa editora de sobremesas, Raquel, e é ela quem conta a história e nos ensina a fazer o doce.
Dica da Raquel
Esse bolo é uma receita da minha sogra, Cássia (uma mineira com dotes culinários italianos), que tinha mãos de fada para tudo que fazia na cozinha. Desde que entrei para a família, esse bolo é o mais desejado em dia de festa. Crianças e marmanjos “babam de gosto”, como ela dizia. O ideal é que seja feito de véspera, guardado na geladeira para ficar bem geladinho e molhado.
BOLO DE COCO GELADO
06 ovos grandes (separar gema e clara) 02 copos de açúcar 03 copos de farinha de trigo 01 e ½ colher (sopa) de fermento em pó 01 copo de leite quente 01 pitada de sal (colher de chá)
Modo de fazer
Bata as claras em neve firme. Coloque as gemas coadas uma a uma devagar.
Sem parar de bater vá colocando o açúcar aos poucos. Depois de bem batido, desligue a batedeira, coloque a farinha mexendo manualmente. Depois de bem misturado, acrescente o fermento em pó e logo em seguida o leite quente, misturando muito bem sem bater.
Asse-o em forno médio, pré-aquecido mais ou menos meia hora, em uma assadeira grande, forrada com papel manteiga.
Primeira Cobertura
Com o bolo ainda quente, faça muitos furos com o garfo e derrame a seguinte calda:
01 lata leite condensado
01 garrafinha leite de coco
01 copo de leite
01 pires de coco fresco ralado
Leve ao fogo baixo somente até o leite condensado derreter (a calda deve ficar bem rala, não espere evaporar nem ferver). Tire do fogo e cubra o bolo com a calda ainda quente. Você deve enxarcar o bolo, ele tem que ficar muito molhado mesmo. Capriche.
Segunda cobertura
02 claras em neve
03 colheres (rasas) de açúcar
01 limão
01 pires de coco ralado (fresco)
Depois, bata mais 3 claras em neve bem firmes, acrescente suco de 1 limão e 3 colheres de açúcar e cubra o bolo.
Salpique sobre esse chantily o restante do coco e raspas de limão.
Leve à geladeira por pelo menos 2 horas.
Música para apagar as velinhas:
E a equipe da Cozinha Transcedental recomenda músicas para celebrar 5 anos
Cecília
Dorrit
Mel
Elis
Consuelo
Clara
Raquel
Paulinha C.
Paulinha S.
João Vinícius
Renato
Ricardo