Tinha razão quem reclamou a falta da receita no post sobre Fish and Chips; nós aqui também acharíamos meio pedante falar de uma comida sem ensinar a fazer. A intenção era boa, sugerir um endreço de Fish and Chips infalível. Para quem gosta, é uma indicação preciosa.
Pois bem; tentamos conseguir do lugar a receita em proporções domésticas, mas não funcionou. Conseguimos uma recomendação entusiasmada de uma receita que vamos reproduzir abaixo. A pessoa que indicou faz sempre e garante que não falha. Estamos falando da "batter", a massinha crocante que empana o peixe e que em se tratando de Fish and Chips, é o cerne da questão. As batatinhas ficam ao gosto de cada um.
Para 400 gramas de bacalhau fresco (ou outro peixe branquinho e bem firme) divididas em 4 filés:
1 limão
1 garrafa de cerveja gelada (você vai usar um copo, mais ou menos)
220 gramas de farinha para a massa e mais um extrinha para pré – empanar os peixes
1 boa colher de chá de bicarbonato de sódio
sal
pimenta
óleo de boa qualidade para fritar, tipo óleo de girassol
Modo de fazer:
O mais importante é deixar tudo bem prontinho antes para não se atrapalhar na hora de fritar.
1 – Esfregue sal e pimenta nos filés, apoie em uma peneira e deixe escorrendo enquanto prepara o passo 2;
2 – Coloque um pouco de farinha em um tabuleiro e passe os filés pela farinha, apertando e cuidando para que fiquem perfeitamente encapados. Os filés podem ficar no tabuleiro esperando a próxima etapa;
3 – Em uma tigela grande coloque a farinha, o bicarbonato de sódio, sal e pimenta a gosto e misture. Adicione a cerveja gelada aos pouquinhos até conseguir um mingau grosso e sem pelotinhas. Beba a cerveja que sobrar enquanto acrescenta uma borrifada (tipo duas colheres de sopa) de suco de limão ou (se tiver) vinagre de malte e misture até incorporar.
4 – Se tiver fritadeira, ajuste para 160C. Se for usar a frigideira, óleo quente abundante, mas não pelando e soltando fumaça.
5 – Segure o peixe por uma das pontas e revire na massa de cerveja até que fique bem encapadinho. Mergulhe imediatamente no óleo quente. Assim que a massa começar a se encher de bolhas e a dourar, frite o próximo filé (isso vai evitar que o óleo esquente demais). Retire o filé já pronto e mantenha dentro do forno para não esfriar.
Peixe frito não é comida para grandes festas, o ideal é fazer para quatro pessoas no máximo, assim todos comem juntos o peixe quentinho e crocante. As batatas fritas inglesas são grossas e na opinião da Cozinha Transcendental as nossas batatinhas fritas ornam muito melhor com este peixe frito.
Não ficaria muito bem uma redação cheirando a fritura, portanto nosso pinguim não poderá fazer a receita. Quem fizer em casa, por favor, conte para nós como foi e mande foto.
Fundo musical sugerido para preparar um peixe frito bem animadinho: