No Foro de Teresina #159, Fernando de Barros e Silva, Thais Bilenky e José Roberto de Toledo comentam o estado de saúde de Jair Bolsonaro, a escalada do discurso golpista do presidente da República e os efeitos para a democracia brasileira. Analisam também a corrosão das instituições militares e a resposta dos poderes Legislativo e Judiciário às declarações antidemocráticas de Bolsonaro. E avaliam os desdobramentos da CPI da Pandemia e os números da Covid-19 no Brasil.
Bloco 1: A saúde de Bolsonaro e da democracia
O presidente Jair Bolsonaro foi internado na madrugada de quarta-feira (14), em Brasília, com dores abdominais. Foi identificada uma obstrução intestinal e ele foi transferido para um hospital em São Paulo. O presidente vem fazendo sucessivas ameaças à democracia e bate na tecla de que sem voto impresso não haverá eleição em 2022. Militares também estão envolvidos nessa crise política. Até onde eles vão respaldar o jogo de Bolsonaro?
Bloco 2: Corrosão institucional e eleição de 2022
Os poderes Legislativo e Judiciário responderam às acusações de Jair Bolsonaro em notas oficiais e nas vozes dos seus principais representantes. O Tribunal Superior Eleitoral informou que qualquer tentativa de impedir a realização das eleições “configura crime de responsabilidade”. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, afirmou que não aceitará retrocessos na democracia. Além disso, subprocuradores pressionam Augusto Aras a processar o presidente pelas ameaças às eleições.
Bloco 3: CPI da Pandemia
A CPI da Pandemia foi prorrogada por mais noventa dias por decisão do presidente do Senado. Em documentos enviados à CPI, o Ministério da Saúde admitiu que medicamentos do “kit covid”, como a hidroxicloroquina, defendida de maneira veemente pelo presidente, são ineficazes no combate à doença. O número de mortos pelo novo coronavírus vem diminuindo, mas o Brasil ainda é um dos países onde mais se morre de Covid-19 no mundo.
Links citados neste episódio:
A entrevista do comandante da Aeronáutica, Carlos de Almeida Baptista Júnior, ao jornal O Globo.
A coluna de Malu Gaspar para o jornal O Globo sobre os militares embarcarem na tese de fraude nas eleições.
A nota do Tribunal Superior Eleitoral em resposta às acusações do presidente Jair Bolsonaro sobre a não realização da eleição.
A reportagem de Marta Salomon para a piauí sobre a mudança de plataforma que monitora as queimadas.
A seção =igualdades da piauí detalhando as pensões e os bilhões da família militar.
*
O Foro de Teresina tem novos episódios sempre às sextas, a partir das 11 horas. Você encontra o podcast em tocadores como Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Cast Box e Amazon Music buscando pelo nome do programa, ou pode acessar a página do Foro no site da piauí. Toda semana, lançamos no YouTube o Foro Privilegiado, um teaser com os bastidores de cada episódio.
Ficha técnica:
Apresentação: Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Thais Bilenky
Coordenação geral: Paula Scarpin
Direção: Mari Faria
Edição: Évelin Argenta e Tiago Picado
Produção: Amanda Gorziza
Apoio de produção: Claudia Holanda
Produção musical, finalização e mixagem: João Jabace
Música tema: Wânya Sales e Beto Boreno
Identidade visual: João Brizzi
Ilustração: Carvall
Teaser (Foro Privilegiado): Mari Faria
Distribuição: Amanda Gorziza
Coordenação digital: Kellen Moraes e Juliana Jaeger
Checagem: João Felipe Carvalho
Para falar com a equipe: forodeteresina@revistapiaui.com.br