O Foro de Teresina analisa a reforma ministerial em curso para negociar o apoio do Centrão ao governo federal. Avalia as razões que ainda enfraquecem Bolsonaro, apesar dos esforços do presidente. E comenta as polêmicas em torno da terceira dose da vacina contra a Covid-19 e o crescimento da variante delta no país.
Bloco 1: Nas mãos do Arenão (03:32)
O Centrão avança como um trem sobre o governo Bolsonaro, que tenta se manter de pé comprando o apoio do grupo parlamentar. O general Luiz Eduardo Ramos sai do Ministério da Casa Civil sem aviso prévio e no seu lugar assume o senador Ciro Nogueira (PP-PI). O Ministério do Trabalho pode ser recriado para receber Onyx Lorenzoni, fiel escudeiro do presidente.
Bloco 2: CPI não dá folga (23:16)
O general Eduardo Pazuello volta à pauta da CPI após a revelação de uma reunião com atravessadores que ofereciam doses da CoronaVac por um valor três vezes maior que o praticado pelo Instituto Butantan. O encontro teria acontecido quando ele ainda era ministro da Saúde. E novo vídeo mostra Mayra Pinheiro, conhecida como “capitã cloroquina”, ensaiando as respostas que daria à Comissão Parlamentar sobre o tratamento precoce que ela tanto defende, mas sobre o qual parece não saber quase nada.
Bloco 3: Terceira dose (33:45)
O debate sobre a necessidade da aplicação de uma terceira dose da vacina contra a Covid-19 ganha corpo também no Brasil, apesar de menos de 20% da população estar completamente imunizada. A Anvisa liberou os primeiros estudos que devem analisar a eficácia do reforço da vacina. E a transmissão comunitária da variante Delta é uma nova preocupação de gestores de saúde.
> Links citados neste episódio:
A coluna de Eliane Cantanhêde no Estadão com a declaração do general Ramos sobre sua demissão;
A pesquisa PoderData com os índices de popularidade do governo Bolsonaro;
A reportagem do Estadão na qual o ministro da Defesa, general Braga Netto, faz ameaça e condiciona eleições de 2022 ao voto impresso;
O tuíte do vice presidente da Câmara, Marcelo Ramos, com a ameaça de abertura de processo de impeachment;
A reportagem que mostra o ex-ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, negociando a compra de doses da CoronaVac pelo triplo do preço;
A reportagem com os documentos que apontam o papel do ministro da Economia, Paulo Guedes, no atraso das vacinas;
O vídeo revelado pelo The Intercept Brasil no qual Mayra Pinheiro, secretária do Ministério da Saúde, aparece pedindo perguntas e respostas para defender o uso da cloroquina no tratamento da Covid-19.
> Momento Cabeção
No “Momento Cabeção”, quadro em que os apresentadores indicam livros, filmes, podcasts e documentários aos ouvintes, os apresentadores sugeriram as seguintes leituras:
Toledo:
Cartão vermelho – Como os dirigentes da Fifa criaram o maior escândalo da história do esporte, de Ken Bensinger
Casta: As origens de nosso mal-estar, de Isabel Wilkerson
Fernando:
Dano colateral – A intervenção dos militares na segurança pública, de Natália Viana
*
O Foro de Teresina tem novos episódios sempre às sextas, a partir das 11 horas. Você encontra o podcast em tocadores como Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Cast Box e Amazon Music buscando pelo nome do programa, ou pode acessar a página do Foro no site da piauí. Toda semana, lançamos no YouTube o Foro Privilegiado, um teaser com os bastidores de cada episódio.
Ficha técnica:
Apresentação: Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Thais Bilenky
Coordenação geral: Paula Scarpin
Direção: Mari Faria
Edição: Évelin Argenta e Tiago Picado
Produção: Marcos Amorozo
Apoio de produção: Claudia Holanda
Produção musical, finalização e mixagem: João Jabace
Música tema: Wânya Sales e Beto Boreno
Identidade visual: João Brizzi
Ilustração: Carvall
Teaser (Foro Privilegiado): Mari Faria
Distribuição: Marcos Amorozo
Coordenação digital: Kellen Moraes e Juliana Jaeger
Checagem: João Felipe Carvalho
Para falar com a equipe: forodeteresina@revistapiaui.com.br