No Foro de Teresina desta semana, Fernando de Barros e Silva, Ana Clara Costa e José Roberto de Toledo falam do vídeo do jantar na casa do empresário Naji Nahas com a presença do ex-presidente Michel Temer e o que a ocasião representa para o MDB. O episódio também trata do fracasso das manifestações convocadas pelo MBL, da expectativa para os próximos atos e, ainda, da reta final da CPI da Covid.
Bloco 1: A volta dos que não foram
Na última terça-feira (14), foram divulgados vídeos gravados num jantar em homenagem ao ex-presidente Michel Temer (MDB) na casa do empresário Naji Nahas, em São Paulo. Sentados à mesa, além de Temer, estavam empresários, jornalistas e caciques da velha política nacional que se divertiram com as imitações de Bolsonaro feitas pelo humorista André Marinho. A gravação das imagens foi feita pelo marqueteiro de Temer e levantam a dúvida de qual a motivação do emedebista em chamar os holofotes para si.
Bloco 2: Nem Lula nem Bolsonaro nem público
O protesto pelo impeachment de Bolsonaro convocado pelo MBL e pelo movimento Vem Pra Rua atraiu cerca de 6 mil pessoas na Avenida Paulista e menos de mil em Brasília. Estavam lá o candidato Ciro Gomes, o governador João Doria, o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta e os senadores Simone Tebet e Alessandro Vieira. Novos atos estão marcados para os dias 2 de outubro e 15 de novembro, desta vez liderados pelo PT e outros partidos de centro-esquerda.
Bloco 3: O que esperar da CPI
Em depoimento na quarta-feira, 15, o lobista Marconny Faria, apontado como intermediário da Precisa Medicamentos, afirmou que é amigo próximo de Jair Renan, filho de Bolsonaro, e detém negócios com Karina Fufa, advogada do presidente. As revelações foram feitas depois de ele ser ameaçado de prisão caso continuasse mentindo. Na mesma sessão, foi aprovada a convocação de Ana Cristina Valle, mãe do filho 04, que deve ser pressionada para revelar fatos que deixarão Bolsonaro em maus lençóis. A convocação de Ana Cristina Valle não deve ser concretizada, mas desgasta mais a imagem do governo.
> Links citados neste episódio:
A pesquisa do PoderData com os índices de aprovação de Bolsonaro após os atos de Sete de Setembro;
A entrevista ao O Estado de S. Paulo na qual o ex-deputado Alberto Fraga revela o motivo de seu afastamento de Bolsonaro após de quarenta anos de amizade;
A pesquisa do PoderData mostrando que 15% dos brasileiros afirmam não querer nem Lula nem Bolsonaro em 2022;
A coluna de Thomas Traumann na Veja que analisa quem são os eleitores que rejeitam Bolsonaro e Lula;
A reportagem na qual o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirma que não faltam vacinas no Brasil, apesar de estados reclamarem da escassez de imunizantes.
*
O Foro de Teresina tem novos episódios sempre às sextas, a partir das 11 horas. Você encontra o podcast em tocadores como Spotify, Apple Podcasts, Deezer, Google Podcasts, Cast Box e Amazon Music buscando pelo nome do programa, ou pode acessar a página do Foro no site da piauí. Toda semana, lançamos no YouTube o Foro Privilegiado, um teaser com os bastidores de cada episódio.
>Ficha técnica:
Apresentação: Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Ana Clara Costa
Coordenação geral: Paula Scarpin
Direção: Mari Faria
Edição: Evelin Argenta e Tiago Picado
Produção: Marcos Amorozo
Apoio de produção: Claudia Holanda e Marcelle Darrieux
Produção musical, finalização e mixagem: João Jabace
Música tema: Wânya Sales e Beto Boreno
Identidade visual: João Brizzi
Ilustração: Carvall
Teaser (Foro Privilegiado): Mari Faria
Distribuição: Marcos Amorozo
Coordenação digital: Kellen Moraes e Juliana Jaeger
Checagem: João Felipe Carvalho
O Foro de Teresina foi gravado no Estúdio Madruga.
Para falar com a equipe: forodeteresina@revistapiaui.com.br