Fernando de Barros e Silva, Thais Bilenky e José Roberto de Toledo comentam a aprovação da PEC dos precatórios em primeiro turno na Câmara, o lançamento da pré-candidatura de Sergio Moro e a suspensão da pré-candidatura de Ciro Gomes. E com a ajuda de Bernardo Esteves, o Foro de Teresina analisa os primeiros acordos firmados na COP26 e o isolamento internacional de Bolsonaro na cúpula do G20.
Bloco 1: 2022 é agora
A aprovação da PEC dos Precatórios em primeiro turno na Câmara só foi possível depois que partidos de oposição, como PDT e PSB, votaram, em sua maioria, a favor do calote nas dívidas da União. Irritado com a posição de seu partido, o PDT, Ciro Gomes anunciou a suspensão da pré-candidatura. Também de olho em 2022, o ex-juiz da Lava Jato Sergio Moro se filiou ao Podemos e aparece como pré-candidato à Presidência.
Bloco 2: Tudo combinado, nada decidido
A Conferência do Clima, COP26, segue até o dia 12 de novembro, mas a participação dos chefes de Estado terminou esta semana com dois anúncios ambiciosos: o corte em 30% de emissões de gás metano e o fim do desmatamento com o apoio de investimentos públicos e privados, ambos até 2030. Depois da pressão dos Estados Unidos, o Brasil aderiu aos dois compromissos.
Bloco 3: Extremo isolamento
Bolsonaro foi a Roma, na Itália, para a cúpula do G20 e, apesar de estar entre os líderes das maiores economias mundiais, faltou a compromissos, ficou isolado e não participou de nenhum encontro bilateral, preferindo passear pela cidade e encontrar seus simpatizantes. A passagem de Bolsonaro pelo G20 também ficou marcada por gafes e por agressões a jornalistas durante um encontro com apoiadores.
> Links citados neste episódio:
O tuíte de Ciro Gomes anunciando a suspensão da pré-candidatura à Presidência;
A reportagem de Bernardo Esteves para o site da piauí que mostra como o fim do desmatamento no Brasil pode reduzir 78% das emissões de gases poluentes;
O artigo de Renato Sérgio de Lima, Samira Bueno e David Marques para o site da piauí com a pesquisa que mostra o aumento dos homicídios em áreas da Amazônia;
A seção =igualdades do site da piauí que faz um raio X do desmatamento na Amazônia.
*
O Foro de Teresina tem novos episódios sempre às sextas, a partir das 11 horas. Você encontra o podcast em tocadores como Spotify, Apple Podcasts, Deezer, Google Podcasts, Cast Box e Amazon Music buscando pelo nome do programa, ou pode acessar a página do Foro no site da piauí. Toda semana, lançamos no YouTube o Foro Privilegiado, um teaser com os bastidores de cada episódio.
>Ficha técnica:
Apresentação: Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo, Thais Bilenky e Bernardo Esteves
Coordenação geral: Paula Scarpin
Direção: Mari Faria
Edição: Evelin Argenta e Tiago Picado
Produção: Marcos Amorozo
Apoio de produção: Bárbara Rubira
Produção musical, finalização e mixagem: João Jabace
Música tema: Wânya Sales e Beto Boreno
Identidade visual: João Brizzi
Ilustração: Carvall
Teaser (Foro Privilegiado): Mari Faria
Distribuição: Marcos Amorozo
Coordenação digital: Juliana Jaeger
Checagem: João Felipe Carvalho
Para falar com a equipe: forodeteresina@revistapiaui.com.br