Fernando de Barros e Silva, Thais Bilenky e José Roberto de Toledo comentam a decisão do STF de suspender o orçamento secreto e a aprovação da PEC dos Precatórios na Câmara dos Deputados. O programa ainda comenta a provável filiação de Jair Bolsonaro ao PL e as primeiras reações à pré-candidatura de Sergio Moro. Com a ajuda de Bernardo Esteves, o Foro de Teresina analisa a debandada de profissionais no Inep, o boicote de cientistas à Comenda do Mérito Científico e o que esperar da reta final da COP26.
Bloco 1: Orçamento de Lira
Na noite de terça-feira (9), o Supremo Tribunal Federal seguiu a decisão da ministra Rosa Weber e suspendeu o repasse de emendas do relator na Câmara. O STF também decidiu que o uso da verba deve ser transparente, diferente do que acontece agora. O presidente da Câmara, Arthur Lira, tentou reverter a medida, mas sem sucesso. Mesmo assim, Lira mostrou seu poder na Casa e conseguiu aprovar com folga a PEC dos Precatórios. A emenda segue para o Senado.
Bloco 2: Farinha do mesmo partido
Jair Bolsonaro deve se filiar ao PL, partido do ex-deputado federal Valdemar Costa Neto, preso no escândalo do mensalão. As negociações para tal incluem o PP, de Arthur Lira, que quer manter a Presidência da Câmara e indicar o vice na chapa de Bolsonaro em 2022. Também de olho no Planalto, o ex-juiz Sergio Moro oficializou sua filiação ao Podemos e tentou se desvencilhar do governo Bolsonaro.
Bloco 3: Debandada científica
Pelo menos 35 servidores do Inep, instituto responsável, entre outras avaliações, pelo Enem, pediram exoneração de seus cargos às vésperas do exame. E um grupo de 21 pesquisadores renunciou à condecoração da Ordem Nacional do Mérito Científico em repúdio ao boicote do governo Bolsonaro a pesquisadores dedicados a desmistificar o tratamento precoce contra a Covid-19. Em Glasgow, na reta final da COP 26, os países ainda não entraram em acordo sobre os parâmetros que serão adotados para diminuir o ritmo de aquecimento do planeta.
> Links citados neste episódio:
A reportagem de Marta Salomon para o site da piauí mostrando a continuidade do uso do orçamento paralelo apesar da suspensão definida pelo STF;
O tuíte de Bruno Carazza analisando as palavras mais usadas por Sergio Moro em seu discurso de filiação ao Podemos;
A reportagem de Luigi Mazza para o site da piauí que explica a convulsão ocorrida no Inep que culminou no pedido de demissão de 35 servidores;
A cobertura da COP26 feita por Bernardo Esteves para o site da piauí, diretamente de Glasgow;
A seção =igualdades do site da piauí que traz um panorama dos trabalhadores resgatados em situação de escravidão no Brasil.
*
O Foro de Teresina tem novos episódios sempre às sextas, a partir das 11 horas. Você encontra o podcast em tocadores como Spotify, Apple Podcasts, Deezer, Google Podcasts, Cast Box e Amazon Music buscando pelo nome do programa, ou pode acessar a página do Foro no site da piauí. Toda semana, lançamos no YouTube o Foro Privilegiado, um teaser com os bastidores de cada episódio.
>Ficha técnica:
Apresentação: Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo, Thais Bilenky e Bernardo Esteves
Coordenação geral: Paula Scarpin
Direção: Mari Faria
Edição: Evelin Argenta e Tiago Picado
Produção: Marcos Amorozo
Apoio de produção: Cláudia Holanda
Produção musical, finalização e mixagem: João Jabace
Música tema: Wânya Sales e Beto Boreno
Identidade visual: João Brizzi
Ilustração: Carvall
Teaser (Foro Privilegiado): Mari Faria
Distribuição: Marcos Amorozo
Coordenação digital: Juliana Jaeger
Checagem: João Felipe Carvalho
Para falar com a equipe: forodeteresina@revistapiaui.com.br