Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Thais Bilenky comentam os interesses de Elon Musk na compra do Twitter e como a negociação repercutiu aqui, sobretudo entre os bolsonaristas. O trio também analisa as vitórias de Jair Bolsonaro sobre o Judiciário no caso Daniel Silveira e o imbróglio entre as Forças Armadas e o ministro Luís Roberto Barroso. O podcast trata ainda das novas estratégias da campanha do ex-presidente Lula para se comunicar com o eleitorado jovem.
Bloco 1: Dono do Twitter
O bilionário sul-africano Elon Musk será o único dono da rede social Twitter depois de pagar por ela 44 bilhões de dólares, algo em torno de 215 bilhões de reais. Muito se tem especulado sobre o futuro da plataforma com a possível interferência de Musk nas funcionalidades e nas políticas de moderação. Por aqui, contas bolsonaristas comemoraram a notícia e aumentaram seu número de seguidores – que tudo indica serem robôs.
Toledo: O Twitter estimula o pior nas pessoas, pois dá uma recompensa imediata para o mau comportamento. Se você agrada seu público, você ganha mais likes. Por isso ele condiciona o discurso das pessoas para o pior, para o mais explosivo
Bloco 2: Democracia em xeque
O indulto concedido por Bolsonaro a Daniel Silveira foi interpretado como uma afronta ao Judiciário e reacendeu a crise entre os poderes. Livre e sem tornozeleira, Silveira chegou a ser indicado para a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, mas a repercussão fez com que ele perdesse a vaga. O ministro Luís Roberto Barroso também comprou briga com as Forças Armadas ao afirmar que os militares estão na política para desacreditar o processo eleitoral.
Fernando: É evidente que Bolsonaro saiu fortalecido desse episódio. Ele afrontou o Supremo claramente, jogou na zona cinzenta do limite da legalidade, como está acostumado a fazer para deteriorar a democracia, e foi bem-sucedido.
Bloco 3: Rejuvenescendo Lula
Depois dos rumores de uma crise interna na campanha, o ex-presidente Lula e sua equipe se movimentaram para rejuvenescer a imagem do petista e aproximá-lo do eleitorado mais jovem. Apostaram na aproximação com youtubers e influencers nas redes sociais para crescer no ambiente onde o bolsonarismo parece “nadar de braçada”.
Thais: Além da estratégia para as redes sociais, a campanha petista acredita que Lula também precisa investir nos palanques estaduais e na campanha nas ruas, que é uma fraqueza de Bolsonaro.
> Conteúdos citados neste episódio:
A série We Crashed, da Apple TV+;
O artigo de Ezra Klein no New York Times que discute os interesses de Elon Musk na compra do Twitter;
A coluna de Guilherme Amado no Metrópoles analisando a troca de sotaque do general Hamilton Mourão para a campanha ao Senado pelo Rio Grande do Sul.
> Momento Cabeção
No “Momento Cabeção”, quadro em que os apresentadores indicam livros, filmes, podcasts e documentários aos ouvintes, os apresentadores sugeriram as seguintes leituras:
Toledo:
Racionalidade: O que é, por que parece estar em falta, por que é importante, livro de Steven Pinker;
Winning Time: The Rise of the Lakers Dynasty, série da HBO Max;
They Call Me Magic, série da Apple TV+.
Fernando:
O Brasil contra a democracia: A ditadura, o golpe no Chile e a Guerra Fria na América do Sul, livro de Roberto Simon;
O Acontecimento, livro de Annie Ernaux.
Thais:
A filha perdida, filme de Maggie Gyllenhaal.
*
O Foro de Teresina tem novos episódios sempre às sextas, a partir das 11 horas. Você encontra o podcast em tocadores como Spotify, Apple Podcasts, Deezer, Google Podcasts, Cast Box e Amazon Music buscando pelo nome do programa, ou pode acessar a página do Foro no site da piauí. Toda semana, lançamos no YouTube o Foro Privilegiado, um teaser com os bastidores de cada episódio.
>Ficha técnica:
Apresentação: Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Thais Bilenky
Coordenação geral: Paula Scarpin
Direção: Mari Faria
Edição: Evelin Argenta e Tiago Picado
Produção: Marcos Amorozo
Apoio de produção: Claudia Holanda
Produção musical, finalização e mixagem: João Jabace
Música tema: Wânya Sales e Beto Boreno
Identidade visual: João Brizzi
Ilustração: Fernando Carvall
Teaser (Foro Privilegiado): Marcos Amorozo
Distribuição: Marcos Amorozo
Coordenação digital: Juliana Jaeger e FêCris Vasconcellos
Checagem: Marcella Ramos
Para falar com a equipe: forodeteresina@revistapiaui.com.br