Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Thais Bilenky falam sobre o assassinato do indigenista Bruno Araújo Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips na Amazônia, e o papel do Estado diante da violência da região. O trio também comenta os ataques do governo e dos militares contra o Judiciário, a crise na campanha de reeleição do presidente, a alta dos juros aqui e nos e Estados Unidos, e as projeções econômicas para 2023.
Bloco 1: Tragédia, crueldade e omissão
Na quarta-feira (14), a Polícia Federal confirmou as mortes de Dom Phillips e Bruno Araújo Pereira na terra indígena Vale do Javari, no Amazonas. Um dos dois suspeitos investigados pelo desaparecimento, Amarildo da Costa Oliveira, o Pelado, confirmou participação no assassinato. Ele disse que o jornalista e o indigenista teriam sido executados a tiros e os corpos esquartejados, e que uma terceira pessoa teria cometido o crime.
Thais: Os policiais gastaram metade do tempo da coletiva falando dos esforços deles nas investigações. Os indígenas, que foram os mais empenhados nas buscas, sequer foram citados, e isso diz muita coisa
Bloco 2: Justiça sob ataque
Na semana em que o ministro Alexandre de Moraes foi eleito presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Bolsonaro atacou o atual presidente, ministro Edson Fachin, e, sem provas, lançou novas dúvidas sobre as urnas eletrônicas. No Congresso, apoiadores do governo apresentaram uma Proposta de Emenda à Constituição para que deputados e senadores possam anular decisões do Supremo Tribunal Federal quando não houver unanimidade.
Fernando: É tão extravagante a proposta que a gente acha que uma PEC como esta só pode ser chantageada e não vai ser aprovada. Mas, no país em que nós estamos vivendo, sob o governo Bolsonaro, tudo é possível.
Bloco 3: O que nos aguarda
Além do nó político e do desmanche das instituições e de políticas públicas patrocinado por Bolsonaro, a economia deve ser uma dificuldade para o próximo ano. Para conter o avanço da inflação, os bancos centrais daqui e dos Estados Unidos aumentaram a taxa básica de juros, que influenciará no resultado do PIB de 2022 e 2023.
Toledo: Seja com o fim da era Bolsonaro ou não, o cenário é de provável recessão mundial em 2023. Além disso, o governo plantou uma bomba com a limitação do ICMS, e todas as consequências virão no ano que vem.
> Conteúdos citados neste episódio:
A reportagem de Thais Bilenky para o site da piauí que acompanhou a campanha para deputado federal do ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles;
A reportagem do Estadão com o detalhamento do Projeto de Emenda à Constituição encabeçada por deputados do Centrão que pode dar ao Congresso poder de veto a decisões do STF.
> Momento Cabeção
No “Momento Cabeção”, quadro em que os apresentadores indicam livros, filmes, podcasts e documentários aos ouvintes, eles sugeriram as seguintes leituras:
Thaís:
Borgen, O Reino, O Poder e A Glória, série da Netflix.
Toledo:
Ruído: Uma Falha no Julgamento Humano, livro de Daniel Kahneman.
We Own This City (A cidade é nossa), série da HBO Max.
Fernando:
Continuo Preta: A vida de Sueli Carneiro, livro de Bianca Santana;
A entrevista de Sueli Carneiro no podcast Mano a Mano.
*
O Foro de Teresina tem novos episódios sempre às sextas, a partir das 11 horas. Você encontra o podcast em tocadores como Spotify, Apple Podcasts, Deezer, Google Podcasts, Cast Box e Amazon Music buscando pelo nome do programa, ou pode acessar a página do Foro no site da piauí. Toda semana, lançamos no YouTube o Foro Privilegiado, um teaser com os bastidores de cada episódio.
>Ficha técnica:
Apresentação: Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Thais Bilenky
Coordenação geral: Paula Scarpin
Direção: Mari Faria
Edição: Claudia Holanda e Tiago Picado
Produção: Marcos Amorozo
Apoio de produção: Clara Rellstab
Produção musical, finalização e mixagem: João Jabace
Música tema: Wânya Sales e Beto Boreno
Identidade visual: João Brizzi
Ilustração: Fernando Carvall
Teaser (Foro Privilegiado): Mari Faria
Distribuição: Marcos Amorozo
Coordenação digital: Juliana Jaeger e FêCris Vasconcellos
Checagem: Marcella Ramos
Para falar com a equipe: forodeteresina@revistapiaui.com.br