Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Thais Bilenky falam da operação policial que prendeu o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro, do lobby de pastores no MEC e da maré de reveses contra a campanha de Jair Bolsonaro. O trio também comenta o evento que lançou novas diretrizes do programa de governo de Lula, a recente eleição na Colômbia, a investigação dos assassinatos de Bruno Pereira Araújo e Dom Phillips e o desmonte da Funai nos últimos anos.
Bloco 1: Com a cara no fogo
Na quarta-feira (23), a Polícia Federal prendeu o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro e mais dois pastores ligados a Bolsonaro por suspeita de corrupção com verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A prisão aconteceu em meio à crise econômica provocada por uma nova alta dos combustíveis e na semana de mais uma pesquisa eleitoral que coloca Lula na frente de Bolsonaro.
Bloco 2: Agradando a todos
Em um evento na terça-feira (21), a chapa Lula-Alckmin divulgou novas diretrizes do plano de governo. O ato foi invadido por um político bolsonarista e pelo ex-senador Eduardo Suplicy. Os acontecimentos não abalaram a popularidade do ex-presidente, que pode ter como aliado na política internacional os colombianos Gustavo Petro e Francia Márquez, que venceram as eleições no país como a primeira chapa de esquerda.
Bloco 3: Tráfico, garimpo e assassinato
Após descartar a existência de um mandante, a Polícia Federal agora apura o envolvimento de traficantes de drogas nos assassinatos de Bruno Araújo Pereira e Dom Phillips – além da participação dos pescadores ilegais já presos. O combate à pesca ilegal era uma prioridade de Bruno, que sofria constantes ameaças de morte.
> Conteúdos citados neste episódio:
A reportagem do Estadão que revelou o tráfico de influência de pastores no Ministério da Educação;
A reportagem da Folha de S.Paulo que traz o áudio em que Milton Ribeiro diz priorizar amigos de pastor a pedido de Bolsonaro;
A reportagem do Estadão sobre o ex-contador de Lula suspeito de lavar 16 milhões de reais em loteria com PCC;
A reportagem de Thais Bilenky para o site da piauí narrando a rotina de ataques sofridos por servidores da Funai na Amazônia;
A seção =igualdades do site da piauí que faz um raio X nas emissões de gases de efeito estufa no Brasil.
*
O Foro de Teresina tem novos episódios sempre às sextas, a partir das 11 horas. Você encontra o podcast em tocadores como Spotify, Apple Podcasts, Deezer, Google Podcasts, Cast Box e Amazon Music buscando pelo nome do programa, ou pode acessar a página do Foro no site da piauí. Toda semana, lançamos no YouTube o Foro Privilegiado, um teaser com os bastidores de cada episódio.
Ouvintes do Foro, tivemos alguns problemas na distribuição do episódio desta semana. Pedimos desculpas pelo período em que o episódio ficou fora das plataformas.
>Ficha técnica:
Apresentação: Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Thais Bilenky
Coordenação geral: Paula Scarpin
Direção: Mari Faria
Edição: Claudia Holanda e Tiago Picado
Produção: Marcos Amorozo
Apoio de produção: Clara Rellstab
Produção musical, finalização e mixagem: João Jabace
Música tema: Wânya Sales e Beto Boreno
Identidade visual: João Brizzi
Ilustração: Fernando Carvall
Teaser (Foro Privilegiado): Mari Faria
Distribuição: Marcos Amorozo
Coordenação digital: Juliana Jaeger e FêCris Vasconcellos
Checagem: João Felipe Carvalho
Para falar com a equipe: forodeteresina@revistapiaui.com.br