Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Thais Bilenky falam sobre as denúncias de assédio moral e sexual contra o ex-presidente da Caixa Pedro Guimarães e sobre os números do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. O trio também comenta o pedido de instalação de uma CPI para investigar o esquema dos pastores do MEC, a interferência de Bolsonaro na prisão de Milton Ribeiro e a articulação no Congresso para aprovar um pacote de benefícios sociais que melhorem a popularidade do governo.
Acesse mubi.com/foro e assista ao melhor cinema por 30 dias grátis!
Bloco 1: Mulheres em risco
Depois de uma série de denúncias de assédio moral e sexual feitas por um grupo de funcionárias da Caixa, Pedro Guimarães renunciou à presidência do banco estatal e, em seu lugar, Bolsonaro nomeou Daniella Marques, “braço direito” de Paulo Guedes. As vítimas relataram toques íntimos não autorizados, abordagens inadequadas e convites indevidos de Guimarães. Segundo o Anuário de Segurança Pública, em 2021, 66 mil mulheres foram estupradas, o equivalente a mais de oito estupros por hora.
Bloco 2: Interferência de Bolsonaro
A oposição protocolou no Senado o pedido de criação de uma CPI para investigar denúncias de corrupção e tráfico de influência no Ministério da Educação durante a gestão do ex-ministro Milton Ribeiro. Para tentar barrar a abertura da comissão, o governo vem liberando rios de dinheiro em emendas – em apenas dois dias, mais de 3,2 bilhões de reais foram distribuídos para os parlamentares.
Bloco 3: Cova orçamentária para 2023
Com o ex-presidente Lula liderando as pesquisas, parlamentares do Arenão se articulam para ampliar o poder sobre o Orçamento e tornar a liberação das emendas de relator uma obrigatoriedade. Além disso, a base de Bolsonaro tenta aprovar uma Proposta de Emenda à Constituição que cria e amplia benefícios sociais a menos de cem dias das eleições.
> Conteúdos citados neste episódio:
A reportagem do portal Metrópoles que revelou as denúncias de assédio contra o ex-presidente da Caixa Pedro Guimarães;
A coluna de Rodrigo Rangel no portal Metrópoles com áudios de Guimarães usando palavras de baixo calão com funcionários durante reunião;
A coluna de Ricardo Kotscho no portal Uol relembrando uma denúncia de assédio na Caixa em 2019;
A reportagem do jornal O Globo revelando a liberação de 3,2 bilhões de reais em emendas pelo governo para barrar a CPI do MEC;
A reportagem de Monica Gugliano para o site da piauí que revelou a função do General Villas Bôas no governo Bolsonaro;
A seção =igualdades do site da piauí com um raio X do trabalho informal no Brasil.
*
O Foro de Teresina tem novos episódios sempre às sextas, a partir das 11 horas. Você encontra o podcast em tocadores como Spotify, Apple Podcasts, Deezer, Google Podcasts, Cast Box e Amazon Music buscando pelo nome do programa, ou pode acessar a página do Foro no site da piauí. Toda semana, lançamos no YouTube o Foro Privilegiado, um teaser com os bastidores de cada episódio.
>Ficha técnica:
Apresentação: Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Thais Bilenky
Coordenação geral: Paula Scarpin
Direção: Mari Faria
Edição: Claudia Holanda e Tiago Picado
Produção: Marcos Amorozo
Apoio de produção: Clara Rellstab
Produção musical, finalização e mixagem: João Jabace
Música tema: Wânya Sales e Beto Boreno
Identidade visual: João Brizzi
Ilustração: Fernando Carvall
Teaser (Foro Privilegiado): Mari Faria
Distribuição: Marcos Amorozo
Coordenação digital: Juliana Jaeger e FêCris Vasconcellos
Checagem: Marcella Ramos
Para falar com a equipe: forodeteresina@revistapiaui.com.br