O Foro de Teresina desta semana discute a decisão do juiz Sérgio Moro de abrir o sigilo de parte da delação do ex-ministro Antonio Palocci às vésperas da votação; no segundo bloco, os desdobramentos do movimento #EleNão sobre a corrida presidencial; e, por fim, o que dizem as novas pesquisas eleitorais – e as chances de uma vitória de Bolsonaro no primeiro turno.
Bloco 1: Moro ressurge
A poucos dias do pleito, Sérgio Moro voltou às manchetes ao liberar trechos da delação do ex-ministro petista Antonio Palocci. O juiz forçou a mão – mas, ao que tudo indica, o efeito será pequeno.
Bloco 2: A reação ao #EleNão
A mais importante manifestação já realizada por mulheres no Brasil levou milhares de pessoas às ruas, mas pregou para convertidos. Sem grande espaço na televisão, o ato repercutiu mais nas redes, em que prevaleceram reações negativas.
Bloco 3: A arrancada do ex-capitão
O crescimento de Bolsonaro e a estagnação de Haddad nas pesquisas tornaram mais palpável a hipótese de a eleição ser decidida já no primeiro turno. Um fator que pode fazer toda a diferença é a migração dos votos dos nanicos da centro-direita para o ex-capitão.
> Links citados neste episódio:
O editorial do jornal O Globo com críticas ao juiz Sérgio Moro pela divulgação de parte da delação de Antonio Palocci.
A coluna de Elio Gaspari sobre a “bala de prata” disparada por Moro, que teria ferido a neutralidade do Judiciário.
O perfil dos manifestantes do movimento #EleNão, segundo levantamento do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas para o Acesso à Informação da USP.
*
> Para ouvir os episódios anteriores do Foro, acesse a página do podcast. O Foro também está disponível em tocadores como o Spotifye Apple Podcasts. Toda quarta-feira, lançamos no YouTube o Foro Privilegiado, com os bastidores do episódio da semana.
> Ficha técnica:
Apresentação: Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Malu Gaspar
Direção: Paula Scarpin
Produção: Luiza Miguez, Luigi Mazza e Mari Faria
Edição: Filipe Di Castro
Finalização e mixagem: João Jabace
Música tema: Wânya Sales e Beto Boreno
Identidade visual: João Brizzi
Ilustração: Paula Cardoso
Distribuição: Kellen Moraes, Luigi Mazza e Yasmin Santos
Gravado no estúdio da Rádio Batuta, no Instituto Moreira Salles