Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Thais Bilenky analisam a reação de Bolsonaro à adesão de centenas de milhares de pessoas à carta da Faculdade de Direito da USP em defesa da democracia, além de comentar as manifestações marcadas para o dia 11 de agosto. O trio também fala das últimas negociações entre os partidos para as eleições de outubro, das tendências das pesquisas eleitorais e do aumento no número de brasileiros que passam fome.
Acesse mubi.com/foro e assista ao melhor cinema por 30 dias grátis!
Bloco 1: Sou democrático, tá ok?
Mais de 700 mil pessoas assinaram a carta aos brasileiros em defesa da democracia organizada pela Faculdade de Direito da USP. O documento será lido em um evento no dia 11 de agosto no Largo São Francisco, em São Paulo, e a manifestação será transmitida em outros atos pela democracia espalhados pelo Brasil. A adesão maciça à carta fez com que Bolsonaro cancelasse um encontro com empresários em São Paulo que ocorreria no mesmo dia e criticasse diversas vezes os signatários do manifesto.
Bloco 2: Quase tudo pronto
O prazo para a realização das convenções partidárias termina nesta sexta-feira (05), e os arranjos estão praticamente selados, mas ainda há mudanças no horizonte. No Rio, o PT ameaça abandonar a candidatura de Marcelo Freixo, do PSB, caso não possa indicar André Ceciliano ao Senado. O deputado André Janones, do Avante, abriu mão de sua candidatura para apoiar o ex-presidente Lula. O União Brasil também se aproxima do petista, mas impasses na Bahia e em São Paulo dificultam as negociações. Pesquisas recentes mostram tendência de crescimento da popularidade e diminuição da rejeição a Bolsonaro.
Bloco 3: Catástrofe social
Um em cada três brasileiros afirma que a quantidade de comida em casa nos últimos meses não foi suficiente para alimentar a família, segundo pesquisa divulgada pelo Datafolha. O estudo mostrou que a situação se agravou nos últimos meses, impulsionada pela inflação. A tendência é que essa situação econômica se mantenha em 2023, o que vai ser mais um desafio para quem vestir a faixa presidencial no dia 1º de janeiro.
> Conteúdos citados neste episódio:
O fio de Eduardo Costa Pinto, professor da UFRJ, detalhando a distribuição de dividendos da Petrobras;
A reportagem de Vitória Pilar para o site da piauí mostrando a redução do PF nos restaurantes por conta da inflação dos alimentos;
A reportagem do G1 com a história do menino de 11 anos que ligou para a polícia pedindo ajuda para se alimentar, na grande BH;
A série de reportagens Má alimentação à brasileira sobre a fome no Brasil publicada no site da piauí;
A reportagem mostrando a redução no consumo de carne por brasileiros;
A coluna de José Roberto de Toledo, no UOL, analisando a pesquisa do Datafolha e a diminuição da rejeição a Bolsonaro.
*
O Foro de Teresina tem novos episódios sempre às sextas, a partir das 11 horas. Você encontra o podcast em tocadores como Spotify, Apple Podcasts, Deezer, Google Podcasts, Cast Box e Amazon Music buscando pelo nome do programa, ou pode acessar a página do Foro no site da piauí. Toda semana, lançamos no YouTube o Foro Privilegiado, um teaser com os bastidores de cada episódio.
>Ficha técnica:
Apresentação: Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Thais Bilenky
Coordenação geral: Paula Scarpin
Direção: Mari Faria
Edição: Evelin Argenta e Tiago Picado
Produção: Marcos Amorozo
Apoio de produção: Claudia Holanda
Produção musical, finalização e mixagem: João Jabace
Música tema: Wânya Sales e Beto Boreno
Identidade visual: João Brizzi
Ilustração: Fernando Carvall
Teaser (Foro Privilegiado): Mari Faria
Distribuição: Marcos Amorozo
Coordenação digital: Juliana Jaeger e FêCris Vasconcellos
Checagem: João Felipe Carvalho
Para falar com a equipe: forodeteresina@revistapiaui.com.br