Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Thais Bilenky analisam as pesquisas eleitorais que apontam para uma recuperação da terceira via e a tendência de decisão das eleições presidenciais somente no segundo turno. O trio comenta também a tentativa de Bolsonaro de colar em Lula a imagem de corrupto, enquanto investigações apontam a compra de imóveis em dinheiro vivo pela família do presidente, os ataques do presidente às mulheres e, por fim, reflete sobre os dez anos da lei de cotas, que aumentou a diversidade nas universidades públicas.
Acesse mubi.com/foro e assista ao melhor cinema por 30 dias grátis!
Bloco 1: A sobrevida da terceira via
A campanha eleitoral gratuita nas rádios e tevê está a todo vapor, e o primeiro debate já surtiu efeito nas pesquisas de intenção de voto. A disputa segue polarizada entre o ex-presidente Lula e o presidente Jair Bolsonaro, mas o leve crescimento de Ciro Gomes e Simone Tebet pode encaminhar a disputa para o segundo turno.
Bloco 2: Corrupção em debate
No debate da Band no último domingo, Bolsonaro usou o tema da corrupção para atacar Lula, a quem só chama de ex-presidiário. O próprio presidente, porém, se viu encurralado por uma reportagem do Uol que revelou a compra de dezenas de imóveis por ele e seus familiares próximos em dinheiro vivo: foram 51 dos 107 imóveis negociados em papel-moeda.
Bloco 3: Uma década de cotas
A lei de cotas, aprovada em 2012, ampliou o acesso de negros, estudantes de escola pública e baixa renda às universidades públicas brasileiras. Essa lei deveria ser revisada pelo Congresso neste momento, quando completa dez anos, o que não deve ocorrer até o final desta legislatura.
> Conteúdos citados neste episódio:
A reportagem do Uol revelando a compra de imóveis pela família Bolsonaro em dinheiro vivo;
A reportagem da Folha com a mudança de discurso de Bolsonaro sobre o uso de dinheiro vivo para compra dos imóveis;
A reportagem de O Globo com o relatório da Polícia Federal que apontou interferência da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) em investigação sobre Jair Renan Bolsonaro;
> Momento Cabeção
No “Momento Cabeção”, quadro em que os apresentadores indicam livros, filmes, podcasts e documentários aos ouvintes, eles sugeriram as seguintes leituras:
Thaís:
A resistência, livro de Julián Fucks
O ovo da serpente, livro de Consuelo Dieguez.
Toledo:
Black Bird, série da Apple TV plus;
Game of Thrones , série da HBO.
Fernando:
Adeus, Senhor Portugal: crise do absolutismo e a independência do Brasil; livro de Rafael Cariello e Thales Zamberlan Pereira;
A outra independência: Pernambuco, 1817 – 1934, livro de Evaldo Cabral de Mello;
O sequestro da Independência: Uma história da construção do mito do Sete de Setembro; livro de Carlos Lima Junior, Lilia Moritz Schwarcz e Lúcia Klück Stumpf.
*
O Foro de Teresina tem novos episódios sempre às sextas, a partir das 11 horas. Você encontra o podcast em tocadores como Spotify, Apple Podcasts, Deezer, Google Podcasts, Cast Box e Amazon Music buscando pelo nome do programa, ou pode acessar a página do Foro no site da piauí. Toda semana, lançamos no YouTube o Foro Privilegiado, um teaser com os bastidores de cada episódio.
>Ficha técnica:
Apresentação: Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Thais Bilenky
Coordenação geral: Paula Scarpin
Direção: Mari Faria
Edição: Evelin Argenta e Tiago Picado
Produção: Marcos Amorozo
Apoio de produção: Claudia Holanda
Produção musical, finalização e mixagem: João Jabace
Música tema: Wânya Sales e Beto Boreno
Identidade visual: João Brizzi
Ilustração: Fernando Carvall
Teaser (Foro Privilegiado): Mari Faria
Distribuição: Marcos Amorozo
Coordenação digital: Juliana Jaeger e FêCris Vasconcellos
Checagem: João Felipe Carvalho
Para falar com a equipe: forodeteresina@revistapiaui.com.br