Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Thais Bilenky comentam a demora de Bolsonaro em se pronunciar sobre a derrota nas eleições e as manifestações golpistas que bloquearam estradas em todo o país. O programa analisa a indicação de Geraldo Alckmin para coordenador da transição do governo Lula e os possíveis ministros de Estado. Por fim, o trio fala do rearranjo de poder no Congresso e nos estados e das alianças de Valdemar Costa Neto e Arthur Lira para a configuração da Câmara dos Deputados.
Acesse mubi.com/foro e assista ao melhor cinema por 30 dias grátis!
Bloco 1: Não sabe perder
Derrotado nas urnas domingo, Bolsonaro demorou dois dias para se pronunciar e, ao falar, não reconheceu a derrota nem cumprimentou o presidente eleito. Sem criticar, num primeiro momento, os manifestantes bolsonaristas que bloquearam estradas em todo o país pedindo um golpe de Estado, Bolsonaro se viu pressionado e gravou um vídeo pedindo a desmobilização dos protestos.
Bloco 2: A hora da transição
Geraldo Alckmin, vice-presidente eleito, será o coordenador da transição do governo Lula. Com Gleisi Hoffmann e Aloizio Mercadante, Alckmin já transita pelo Congresso e pelos palácios de Brasília para articular maneiras de cumprir as promessas de campanha. Lula, por sua vez, já tem agenda de chefe de Estado e vai participar da Conferência do Clima da ONU, além de ter encontros com os chefes dos poderes Legislativo e Judiciário.
Bloco 3: Poder realocado
Nomes do governo Bolsonaro se preparam para fazer as malas e se dispersar pelos estados onde os candidatos do capitão venceram. O próprio presidente negocia um cargo dentro do PL, já que essa será a primeira vez que ele não terá um cargo público desde a década de 1980. Na Câmara, Arthur Lira articula com Valdemar Costa Neto, presidente do PL, para se manter na presidência da casa.
> Conteúdos citados neste episódio:
O fio no Twitter de Igor Melo que expõe estratégias de mobilização de bolsonaristas nas manifestações golpistas que fecharam estradas pelo país,
A seção =igualdades do site da piauí que detalha os resultados da eleição deste ano para presidente e governador.
*
O Foro de Teresina tem novos episódios sempre às sextas, a partir das 11 horas. Você encontra o podcast em tocadores como Spotify, Apple Podcasts, Deezer, Google Podcasts, Cast Box e Amazon Music buscando pelo nome do programa, ou pode acessar a página do Foro no site da piauí. Toda semana, lançamos no YouTube o Foro Privilegiado, um teaser com os bastidores de cada episódio.
>Ficha técnica:
Apresentação: Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Thais Bilenky
Coordenação geral: Évelin Argenta
Direção: Mari Faria
Edição: Évelin Argenta e Tiago Picado
Produção: Marcos Amorozo
Apoio de produção: Cláudia Holanda
Produção musical, finalização e mixagem: João Jabace
Música tema: Wânya Sales e Beto Boreno
Identidade visual: João Brizzi
Ilustração: Fernando Carvall
Teaser (Foro Privilegiado): Mari Faria
Distribuição: Marcos Amorozo
Coordenação digital: Juliana Jaeger e FêCris Vasconcellos
Checagem: João Felipe Carvalho
Para falar com a equipe: forodeteresina@revistapiaui.com.br