Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Thais Bilenky comentam a passagem do presidente eleito Lula pela Conferência do Clima da ONU, a COP 27, no Egito, com a participação especial do repórter de ciência da piauí Bernardo Esteves. O programa analisa também os ataques de bolsonaristas a ministros do Supremo, o isolamento de Bolsonaro no palácio da Alvorada e o financiamento dos acampamentos golpistas por empresários em todo o país. Por fim, o trio fala do papel das Forças Armadas na democracia brasileira.
Bloco 1: O Lula é pop
Como presidente eleito, Lula foi ao Egito para a Conferência do Clima da ONU, a COP 27, e no seu discurso cobrou ajuda financeira dos países ricos para que nações mais pobres possam cumprir as metas climáticas. Ele também defendeu a criação de uma aliança global contra a fome. Lula ressaltou a retomada de parcerias internacionais para desenvolvimento sustentável da Amazônia e propôs que a COP de 2025 aconteça em um dos estados da região.
Bloco 2: Perdeu, mané
De passagem pelos Estados Unidos para um evento promovido pelo grupo Lide, cinco ministros do STF foram alvos de ataques de um grupo de bolsonaristas. O ministro Luís Roberto Barroso respondeu a um bolsonarista que o questionou sobre as urnas eletrônicas brasileiras e disse: “Perdeu mané, não amola”. Aqui no Brasil, o presidente Jair Bolsonaro segue recluso no Palácio da Alvorada e empresários são acusados de financiar acampamentos e manifestações golpistas por todo o país.
Bloco 3: Militares para quê?
Enquanto as Forças Armas procuravam fraudes no processo eleitoral, os militares deixaram passar um esquema gigantesco que desviou mais de 60 toneladas de munição. No Rio, a Ponte Rio-Niterói foi fechada depois que um navio à deriva, abandonado pela Marinha, colidiu com um dos pilares.
> Conteúdos citados neste episódio:
A reportagem da BBC Brasil mostrando que Bolsonaro furou o teto de gastos em 795 bilhões de reais em 4 anos de governo;
O podcast “A Terra é Redonda (Mesmo)” da piauí, apresentado por Bernardo Esteves;
A seção =igualdades do site da piauí que faz um raio X do Censo da Educação Superior.
*
O Foro de Teresina tem novos episódios sempre às sextas, a partir das 11 horas. Você encontra o podcast em tocadores como Spotify, Apple Podcasts, Deezer, Google Podcasts, Cast Box e Amazon Music buscando pelo nome do programa, ou pode acessar a página do Foro no site da piauí. Toda semana, lançamos no YouTube o Foro Privilegiado, um teaser com os bastidores de cada episódio.
>Ficha técnica:
Apresentação: Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Thais Bilenky
Coordenação geral: Évelin Argenta
Direção: Marcos Amorozo
Edição: Évelin Argenta e Tiago Picado
Produção: Marcos Amorozo
Apoio de produção: Natalia Silva
Produção musical, finalização e mixagem: João Jabace
Música tema: Wânya Sales e Beto Boreno
Identidade visual: João Brizzi
Ilustração: Fernando Carvall
Teaser (Foro Privilegiado): Marcos Amorozo
Distribuição: Marcos Amorozo
Coordenação digital: Juliana Jaeger e FêCris Vasconcellos
Checagem: João Felipe Carvalho
Para falar com a equipe: forodeteresina@revistapiaui.com.br