Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Thais Bilenky comentam a aprovação da PEC da Transição no Senado e o julgamento do STF que pode barrar o orçamento secreto. O programa analisa também os cortes bilionários no orçamento da Saúde e Educação e as lágrimas do presidente que segue encastelado no Palácio da Alvorada. Por fim, o trio fala do número recorde de feminicídios no primeiro semestre de 2022.
Bloco 1: Orçamento e poder
O Senado aprovou em dois turnos a PEC da Transição, que garante ao governo Lula um aumento de gastos e a possibilidade de cumprir a promessa de campanha e distribuir o Bolsa Família de 600 reais. Na quarta-feira que vem, o poder do novo governo será testado em dois atos: a Câmara votará o texto e o Supremo Tribunal Federal definirá o futuro do orçamento secreto.
Bloco 2: Muito choro, pouca verba
Jair Bolsonaro se debulhou em lágrimas em uma cerimônia de cumprimento a oficiais das Forças Armadas na última segunda-feira – foi o terceiro evento do tipo a que ele comparece desde a derrota no segundo turno. Até aliados de Bolsonaro dizem que ele finalmente está tendo de encarar a derrota e não consegue esconder o abatimento. Nos últimos atos, o governo Bolsonaro cortou quase 6 bilhões de reais da Educação e da Saúde, deixando as universidades e pesquisadores sem dinheiro para as necessidades básicas
Bloco 3: Violência em ascensão
Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 699 mulheres foram vítimas de feminicídio no Brasil no primeiro semestre de 2022. Isso dá uma média de quatro mulheres por dia, maior número registrado em um semestre. O crescimento acontece no momento em que o país teve o menor valor destinado às políticas de enfrentamento à violência contra a mulher.
> Conteúdos citados neste episódio:
O estudo do Fórum de Segurança Pública que apontou 699 casos de feminicídio no Brasil no primeiro semestre de 2022;
A seção =igualdades do site da piauí que mostra as desigualdades no acesso à internet no Brasil.
*
O Foro de Teresina tem novos episódios sempre às sextas, a partir das 11 horas. Você encontra o podcast em tocadores como Spotify, Apple Podcasts, Deezer, Google Podcasts, Cast Box e Amazon Music buscando pelo nome do programa, ou pode acessar a página do Foro no site da piauí. Toda semana, lançamos no YouTube o Foro Privilegiado, um teaser com os bastidores de cada episódio.
>Ficha técnica:
Apresentação: Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo, Thais Bilenky
Coordenação geral: Évelin Argenta
Direção: Marcos Amorozo
Edição: Évelin Argenta e Tiago Picado
Produção: Marcos Amorozo
Apoio de produção: Clara Rellstab
Produção musical, finalização e mixagem: João Jabace
Música tema: Wânya Sales e Beto Boreno
Identidade visual: João Brizzi
Ilustração: Fernando Carvall
Teaser (Foro Privilegiado): Marcos Amorozo
Distribuição: Marcos Amorozo
Coordenação digital: Juliana Jaeger e FêCris Vasconcellos
Checagem: João Felipe Carvalho
Para falar com a equipe: forodeteresina@revistapiaui.com.br