Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Thais Bilenky comentam o perfil dos indicados por Lula para os ministérios do novo governo e a mudança na Lei das Estatais para nomear Aloizio Mercadante presidente no BNDES. O programa analisa também o julgamento do orçamento secreto no STF que pode mudar a relação de poder entre o Executivo e o Congresso. Por fim, o trio fala dos atos de vandalismo em Brasília na última segunda-feira e da resposta do ministro Alexandre de Moraes contra as manifestações golpistas.
Bloco 1: Ministério de Lula
Lula anunciou o nome de sete ministros, mas deve esperar o apoio dos partidos na aprovação da PEC da Transição para divulgar os demais indicados. No total, o presidente eleito deve ter 35 ministérios. Além dos ministros, Lula também confirmou o nome de Aloizio Mercadante para a presidência do BNDES, indicação polêmica para o mercado e que possibilitou a mudança na Lei das Estatais.
Bloco 2: O futuro do orçamento secreto
O STF está julgando a constitucionalidade das emendas do relator, o chamado orçamento secreto. Se a maioria dos ministros seguir o voto da ministra Rosa Weber, relatora da ação, a ferramenta usada para articulação política no Congresso será extinta, e o Executivo voltará a ter um controle maior do orçamento. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, sugeriu alterações que deixem a distribuição mais transparente, mas foi ignorado por Weber.
Bloco 3: Terrorismo em Brasília
A Polícia Federal cumpriu 81 mandados de busca e apreensão contra envolvidos em manifestações golpistas. As medidas foram ordenadas pelo ministro Alexandre de Moraes e foram lidas como uma resposta aos atos de vandalismo ocorridos em Brasília na segunda-feira, onde bolsonaristas tentaram invadir o prédio da Polícia Federal, queimaram três carros, cinco ônibus e deixaram toda a região central da capital em alerta.
> Conteúdos citados neste episódio:
A reportagem do UOL revelando que ministro de Bolsonaro mandou a PF investigar pesquisas após Valdemar Costa Neto pedir;
A reportagem de Breno Pires para a piauí_190 que revela fraudes com o orçamento secreto no SUS.
*
O Foro de Teresina tem novos episódios sempre às sextas, a partir das 11 horas. Você encontra o podcast em tocadores como Spotify, Apple Podcasts, Deezer, Google Podcasts, Cast Box e Amazon Music buscando pelo nome do programa, ou pode acessar a página do Foro no site da piauí. Toda semana, lançamos no YouTube o Foro Privilegiado, um teaser com os bastidores de cada episódio.
>Ficha técnica:
Apresentação: Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Thais Bilenky
Coordenação geral: Évelin Argenta
Direção: Marcos Amorozo
Edição: Évelin Argenta e Tiago Picado
Produção: Marcos Amorozo
Apoio de produção: Clara Rellstab
Produção musical, finalização e mixagem: João Jabace
Música tema: Wânya Sales e Beto Boreno
Identidade visual: João Brizzi
Ilustração: Fernando Carvall
Teaser (Foro Privilegiado): Marcos Amorozo
Distribuição: Marcos Amorozo
Coordenação digital: Juliana Jaeger e FêCris Vasconcellos
Checagem: João Felipe Carvalho
Para falar com a equipe: forodeteresina@revistapiaui.com.br