O julgamento de Bolsonaro e os efeitos políticos do resultado da votação para o ex-presidente são alguns dos assuntos do Foro #259. O programa fala também dos documentos apreendidos pela Polícia Federal na casa de Luciano Cavalcante, braço direito de Arthur Lira, presidente da Câmara. Neles constam transações que podem chegar a 1 milhão de reais destinadas “Arthur”. Por fim, o trio de apresentadores analisa a reforma tributária, que deve ser votada na primeira semana de julho.
Bloco 1: Pula a fogueira, Jair!
Com ou sem a dilatação do prazo para a sentença, o destino político de Jair Bolsonaro parece ser nulo, pelo menos nos próximos 8 anos. O ex-presidente, que mudou a estratégia de comunicação nas últimas semanas, está cabisbaixo e certo da derrota. Sem cartas na manga, Bolsonaro aguarda que seu destino político seja selado e busca alternativas para não cair no esquecimento.
Bloco 2: Olha a fraude!
Nos últimos dias, os repórteres Breno Pires, da piauí, seguido de Fábio Serapião e Paulo Saldanha, da Folha de S.Paulo, tiveram acesso a documentos da Polícia Federal com saldos, repasses e datas de transações destinados a “Arthur” e a pessoas que, coincidentemente ou não, têm nomes iguais ao mãe, do filho e de assessores de Arthur Lira.
À piauí, a assessoria de Lira afirmou: “Toda a movimentação financeira e pagamentos de despesas do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, seja realizada por ele e, às vezes, por sua assessoria, tem origem nos seus ganhos como agropecuarista e da remuneração como deputado federal”.
Bloco 3: E que comecem os lobbys!
Depois de meses de debates, a proposta da reforma tributária deve ser votada nas próximas semanas. Entre os principais pontos em discussão estão: extinção de tributos, impostos seletivos, alíquota padrão como regra geral, alíquota zero de IBS e CBS e mudanças nas cobranças de impostos de heranças e doações.
O Foro de Teresina tem novos episódios sempre às sextas, a partir das 11 horas. Você encontra o podcast em tocadores como Spotify, Apple Podcasts, Deezer, Google Podcasts, Cast Box e Amazon Music buscando pelo nome do programa, ou pode acessar a página do Foro no site da piauí. Toda semana, lançamos no YouTube o Foro Privilegiado, um teaser com os bastidores de cada episódio.
*
> Conteúdos citados neste episódio:
A reportagem de Breno Pires para a piauí sobre os documentos apreendidos pela PF na Operação Hefesto.
A matéria de Fábio Serapião e Paulo Saldaña na Folha de S.Paulo sobre os elos dos investigados pela PF com Arthur Lira.
O perfil de Janja, feito por Thais Bilenky, para a piauí_193.
> Momento Cabeção
No “Momento Cabeção”, quadro em que os apresentadores indicam livros, filmes, podcasts, séries e documentários aos ouvintes, eles sugeriram as seguintes obras:
Thaís: Maria Antonieta, single de Lucas Santtana.
Tirando tudo tá tudo bem, livro de Pedro Vinicio.
João Pestana, livro de Gregorio Duvivier.
Toledo: Hijack, série da Apple TV.
A small light, série do National Geographic.
Fernando: Violeta: uma novela, livro de Alberto Martins.
A cidade esquecida e outros poemas, livro de William Carlos Williams.
Expedição: nebulosa, livro de Marília Garcia.
>Ficha técnica:
Apresentação: Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Thais Bilenky
Coordenação geral: Évelin Argenta
Direção: Mari Faria
Edição: Évelin Argenta e Tiago Picado
Produção: Maria Júlia Vieira
Apoio de produção: Bárbara Rubira
Produção musical, finalização e mixagem: João Jabace e Luis Rodrigues
Música tema: Wânya Sales e Beto Boreno
Identidade visual: João Brizzi
Ilustração: Fernando Carvall
Teaser (Foro Privilegiado): Mari Faria
Distribuição: Maria Júlia Vieira
Coordenação digital: Bia Ribeiro
Checagem: João Felipe Carvalho
Para falar com a equipe: forodeteresina@revistapiaui.com.br