O inquérito da Polícia Federal que investiga a venda de jóias recebidas por Bolsonaro está avançando. O Foro de Teresina discute o que se sabe a respeito das investigações e a possibilidade de o ex-presidente ser preso. O programa também fala sobre os reais motivos por trás da tensão que paira entre Fernando Haddad e Arthur Lira. Por fim, o trio de apresentadores trata do julgamento, no STF, sobre a descriminalização do porte de drogas.
Acesse os links citados neste episódio: https://piaui.co/foro266
Envie sua mensagem para o Correio Elegante no nosso e-mail: forodeteresina@revistapiaui.com.br
Inscreva-se para as Feiras de Pós-Graduação e MBA: https://foro-qs.com/
Ouça a série ALEXANDRE aqui: https://pod.link/1698428396
Bloco 1: Lucas, capítulo 12, versículo 2
“Não há nada escondido que não venha a ser descoberto, ou oculto que não venha a ser conhecido”. Essa passagem da Bíblia deu nome à operação da PF que jogou Bolsonaro no centro do escândalo das joias. Até o momento, sabe-se que quatro “conjuntos de bens” foram ofertados em leilão ou vendidos nos Estados Unidos. Os investigadores suspeitam que o dinheiro da venda teria sido usado para financiar atos antidemocráticos. Para piorar, há indícios de que o transporte das jóias, que deveriam pertencer ao Tesouro Nacional, foi feito com auxílio de militares da ativa.
Bloco 2: Nova investida do Centrão
Em entrevista a um podcast, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que a “Câmara está com um poder muito grande e ela não pode usar esse poder para humilhar o Senado e o Executivo”. A declaração tem sido citada por líderes do Centrão como motivo de insatisfação com Haddad. Mas, por trás disso, há outros problemas, entre eles uma conversa tensa em torno da proposta de taxar empresas ou fundos offshore. A medida é defendida por Haddad e rejeitada por Lira. Mais um desacordo entre governo e Câmara.
Bloco 3: Um debate do século XXI
Com os votos favoráveis de Gilmar Mendes, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes, o STF caminha para descriminalizar o porte de maconha. Embora o julgamento trate de um caso específico, sua repercussão será geral, e pode modificar profundamente a forma como o combate ao tráfico de drogas se dá no Brasil.
*
O Foro de Teresina tem novos episódios sempre às sextas, a partir das 11 horas. Você encontra o podcast em tocadores como Spotify, Apple Podcasts, Deezer, Google Podcasts, Cast Box e Amazon Music buscando pelo nome do programa, ou pode acessar a página do Foro no site da piauí. Toda semana, lançamos no YouTube o Foro Privilegiado, um teaser com os bastidores de cada episódio.
*
>Ficha técnica:
Apresentação: Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Thais Bilenky
Coordenação geral: Évelin Argenta
Direção: Mari Faria
Edição: Tiago Picado e Évelin Argenta
Produção: Maria Júlia Vieira
Apoio de produção: Bárbara Rubira
Produção musical, finalização e mixagem: João Jabace e Luis Rodrigues
Música tema: Wânya Sales e Beto Boreno
Identidade visual: João Brizzi
Ilustração: Fernando Carvall
Teaser (Foro Privilegiado): Mari Faria
Distribuição: Maria Júlia Vieira
Coordenação digital: Bia Ribeiro
Checagem: João Felipe Carvalho
Para falar com a equipe: forodeteresina@revistapiaui.com.br