As novidades das investigações sobre as joias sauditas, o vaivém nas versões dos advogados e o envolvimento de Bolsonaro com empresários que, supostamente, defenderam um golpe de Estado são alguns dos assuntos do Foro de Teresina. O programa fala ainda do desgaste na imagem das Forças Armadas e do julgamento, no STF, sobre o impedimento de juízes em avaliar processos que envolvem clientes de parentes.
Acesse os links citados neste episódio: https://piaui.co/foro267
Envie sua mensagem para o Correio Elegante no nosso e-mail: forodeteresina@revistapiaui.com.br
Ouça a série ALEXANDRE aqui: https://pod.link/1698428396
Bloco 1: Criminal influencer
Bolsonaro, Michelle e aliados foram intimados a depor sobre o caso das joias sauditas, e devem ser ouvidos na semana que vem. A Polícia Federal também intimou o ex-presidente a depor sobre os empresários acusados de defender um golpe de Estado em 2022. A PF identificou ao menos 18 mensagens enviadas por Bolsonaro ao empresário Meyer Nigri, fundador da construtora Tecnisa, contendo ataques ao Judiciário, mentiras sobre urnas eletrônicas e vacinas contra a covid-19.
Bloco 2: Mancha na farda
Fora da agenda oficial, Lula se reuniu, no último sábado, com comandantes das Forças Armadas. A crise gerada pelo envolvimento de militares no 8 de janeiro e a possível prisão de um general 4 estrelas (o pai de Mauro Cid) foram alguns dos assuntos discutidos, mas também se falou em dinheiro. O governo prometeu investir 1,4 bilhões de reais nas Forças Armadas até 2026.
Bloco 3: Nepotismo à brasileira
Por 7 votos a 4, o STF autorizou juízes a assumir casos que envolvem clientes de parentes – com a ressalva de que o cliente esteja sendo representado por outro escritório. A norma foi questionada em uma ação ajuizada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).
*
> Conteúdos citados neste episódio:
Reportagem de Aguirre Talento, no UOL, sobre a tentativa de Augusto Aras de barrar inquérito após pedido de Meyer Nigri;
Matéria de Fabio Murakawa, para O Globo, sobre a retomada da confiança entre Lula e militares;
Artigo de Juliano Cortinhas e Marina Vitelli sobre as limitações das reformas para o controle civil sobre as Forças Armadas nos governos do PT;
Coluna de Wálter Maierovitch, no UOL, sobre a decisão do STF.
>Ficha técnica:
Apresentação: Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Thais Bilenky
Coordenação geral: Évelin Argenta
Direção: Mari Faria
Edição: Tiago Picado e Évelin Argenta
Produção: Maria Júlia Vieira
Apoio de produção: Bárbara Rubira
Produção musical, finalização e mixagem: João Jabace e Luis Rodrigues
Música tema: Wânya Sales e Beto Boreno
Identidade visual: João Brizzi
Ilustração: Fernando Carvall
Teaser (Foro Privilegiado): Mari Faria
Distribuição: Maria Júlia Vieira
Coordenação digital: Bia Ribeiro
Checagem: João Felipe Carvalho
Para falar com a equipe: forodeteresina@revistapiaui.com.br
*
O Foro de Teresina tem novos episódios sempre às sextas, a partir das 11 horas. Você encontra o podcast em tocadores como Spotify, Apple Podcasts, Deezer, Google Podcasts, Cast Box e Amazon Music buscando pelo nome do programa, ou pode acessar a página do Foro no site da piauí. Toda semana, lançamos no YouTube o Foro Privilegiado, um teaser com os bastidores de cada episódio.
*