O conflito entre Israel e Hamas já dura quinze dias e acumula 5 mil mortos. O Foro comenta os crimes de guerra atribuídos a Israel, a visita de Joe Biden a Tel Aviv e os impasses do governo brasileiro no Conselho de Segurança da ONU. O programa fala também da reforma tributária, do lobby da soja e do relatório da CPI do 8 de janeiro.
Acesse os links citados neste episódio: https://piaui.co/foro275
Envie sua mensagem para o Correio Elegante no nosso e-mail: forodeteresina@revistapiaui.com.br
Ouça a série ALEXANDRE aqui: https://pod.link/1698428396
Bloco 1: Episódios da guerra
O hospital baptista Al-Ahli, em Gaza, além de prestar atendimento médico aos feridos da guerra, servia de abrigo para civis. Mas foi bombardeado na terça-feira, e 500 pessoas morreram. Nem Israel nem Hamas reivindicaram a autoria do ataque, que, assim como o “cerco completo” anunciado pelo ministro da Defesa israelense, configura crime de guerra. Atacar a população civil, privar os cidadãos de bens indispensáveis à sobrevivência e ordenar deslocamentos forçados são condutas proibidas pela ONU desde 1977.
Bloco 2: Reforma tributária e o lobby da soja
A reforma tributária está parada no Senado. Um dos motivos é o lobby dos produtores de soja. Em 2022, a renúncia fiscal estimada para a produção de soja foi de 57 bilhões de reais, o dobro do previsto para os produtos essenciais da cesta básica. A depender das emendas que estão circulando, essa desoneração pode crescer ainda mais.
Bloco 3: Bolsonaro na mira da PGR
A CPI do 8 de Janeiro aprovou seu o relatório final, pedindo o indiciamento de Bolsonaro e seus aliados por tentativa de golpe. Uma derrota e tanto para a oposição, que articulou a criação da CPI numa tentativa de responsabilizar integrantes do governo Lula pelos ataques às sedes dos Três Poderes.
>Conteúdos citados neste episódio:
A entrevista da relatora da ONU Francesca Albanese à Folha de S.Paulo, em que ela critica a resposta global à guerra Israel- Hamas.
“Má alimentação à brasileira”, série de reportagens da piauí sobre o crescimento da obesidade e magreza infantil e sua relação com os ultraprocessados.
>Ficha técnica:
Apresentação: Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Thais Bilenky
Coordenação geral: Évelin Argenta
Direção: Mari Faria
Edição: Tiago Picado e Évelin Argenta
Produção: Maria Júlia Vieira
Apoio de produção: Bárbara Rubira
Produção musical, finalização e mixagem: João Jabace e Luis Rodrigues
Música tema: Wânya Sales e Beto Boreno
Identidade visual: João Brizzi
Ilustração: Fernando Carvall
Teaser (Foro Privilegiado): Mari Faria
Distribuição: Maria Júlia Vieira
Coordenação digital: Bia Ribeiro
Checagem: João Felipe Carvalho
Para falar com a equipe: forodeteresina@revistapiaui.com.br
*
O Foro de Teresina tem novos episódios sempre às sextas, a partir das 11 horas. Você encontra o podcast em tocadores como Spotify, Apple Podcasts, Deezer, Google Podcasts, Cast Box e Amazon Music buscando pelo nome do programa, ou pode acessar a página do Foro no site da piauí. Toda semana, lançamos no YouTube o Foro Privilegiado, um teaser com os bastidores de cada episódio.