O Foro de Teresina desta semana analisa as mudanças na relação de Bolsonaro com o Congresso; as consequências do reajuste salarial do Supremo Tribunal Federal; e a influência de Olavo de Carvalho sobre o novo governo.
Bloco 1: Onyx em baixa
Ao indicar o general Carlos Alberto dos Santos Cruz para a Secretaria de Governo, Bolsonaro esvaziou o papel de Onyx Lorenzoni na articulação política do novo governo, demonstrando prever que a relação com o Congresso será tumultuada.
Bloco 2: A bomba do Supremo
Sancionado pelo presidente Michel Temer no apagar das luzes, o aumento salarial para ministros do STF impõe a Bolsonaro um dilema na relação com o Judiciário e dificulta os ambiciosos planos econômicos do novo governo.
Bloco 3: A nova biruta do bolsonarismo
Depois de anos trabalhando nas redes para formar sua concepção de um pensamento de direita no Brasil, Olavo de Carvalho emplaca seu segundo ministro na Esplanada e se consolida como referência ideológica do bolsonarismo.
O Foro de Teresina terá uma edição especial, ao vivo e com plateia, durante o Festival piauí GloboNews de Jornalismo 2018, que será realizado em São Paulo nos dias 1 e 2 de dezembro. O programa é exclusivo para quem for ao evento. Os ingressos já estão à venda. Clique aqui para saber mais.
>Links citados neste episódio:
A justificativa dada em 2014 pelo ex-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, José Renato Nalini, quanto à necessidade do auxílio-moradia para juízes. A declaração foi transcrita pelo blog Interesse Público, da Folha de S.Paulo.
O índice de confiança do consumidor brasileiro no mês de novembro, medido pelo Ibope, e o índice de confiança dos empresários, medido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
O artigo “Gramsci, esquecido e atual”, escrito por Otavio Frias Filho e publicado na Folha de S.Paulo em novembro de 2017.
As entrevistas de Olavo de Carvalho publicadas esta semana nos jornais O Globo, Estado de S. Paulo e Folha de S.Paulo.
A coluna de Celso Rocha de Barros sobre o pensamento de Olavo de Carvalho e o livro O Jardim das Aflições, escrito pelo filósofo. O artigo foi publicado na Folha de S.Paulo no dia 26 de novembro.
*
>Ficha técnica:
Apresentação: Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Malu Gaspar
Direção: Paula Scarpin
Produção: Luiza Miguez, Luigi Mazza e Mari Faria
Edição: Danny Dee
Finalização e mixagem: João Jabace
Música tema: Wânya Sales e Beto Boreno
Identidade visual: João Brizzi
Ilustração: Paula Cardoso
Distribuição: Kellen Moraes e Luigi Mazza
Gravado no estúdio Rastropop
Para falar com a equipe: forodeteresina@revistapiaui.com.br