OForo de Teresina discute a liberalização da posse de armas por Bolsonaro; o esdrúxulo início de mandato do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel; e a prisão do ex-terrorista italiano Cesare Battisti.
Bloco 1: O armamentismo do presidente
Ao ampliar o acesso às armas, Bolsonaro começou a cumprir sua promessa de campanha e a desmantelar o Estatuto do Desarmamento.
Bloco 2: O governador de aparências
À frente de um estado falido, o governador Wilson Witzel dedica sua agenda dos primeiros dias a produzir factoides, declarações controversas e um episódio de censura.
Bloco 3: O fim da novela Battisti
Após décadas vivendo como exilado no Brasil, o ex-terrorista italiano Cesare Battisti foi preso na Bolívia, frustrando a expectativa do governo de faturar politicamente e trazendo à tona velhas feridas da esquerda nacional.
Errata: Diferentemente do que foi informado no episódio, Matteo Salvini é ministro do Interior da Itália, e não primeiro-ministro.
>Links citados neste episódio:
A íntegra do decreto assinado por Bolsonaro que flexibilizou a posse de armas no Brasil.
O resultado do referendo realizado em 2005 sobre a proibição do comércio de armas no Brasil. A não proibição venceu com 63,9% dos votos.
O estudo “Também morre quem atira”, feito pelo Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCrim) em 1998. O trabalho demonstra que pessoas armadas correm risco 56% maior de morrer num assalto.
A coluna de Bruno Boghossian, publicada em 16 de janeiro na Folha de S.Paulo, em que ele faz críticas ao novo decreto de Bolsonaro: “A solução armamentista alimentada por clubes de tiro tem a densidade de uma piscina inflável.”
*
Ficha técnica:
Apresentação: Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Malu Gaspar
Direção e edição: Paula Scarpin
Produção: Luiza Miguez, Luigi Mazza e Mari Faria
Produção musical, finalização e mixagem: João Jabace
Música tema: Wânya Sales e Beto Boreno
Técnico de som: Danny Dee
Identidade visual: João Brizzi
Ilustração: Isabela da Silveira
Distribuição: Kellen Moraes, Luigi Mazza e Yasmin Santos
Gravado no estúdio Rastro
Para falar com a equipe: forodeteresina@revistapiaui.com.br