Nesta semana, o Foro de Teresina discute a execração pública do ministro Gustavo Bebianno; a matança promovida pela Polícia Militar nas favelas do Rio de Janeiro; e as ameaças (reais ou imaginárias) à Amazônia.
Bloco 1: Crise no coração do governo
O secretário-geral do Planalto, Gustavo Bebianno, resiste aos ataques de Carlos Bolsonaro e coloca o presidente diante do dilema sobre o que é melhor para evitar mais crise: demiti-lo ou mantê-lo.
Bloco 2: Chacina no Rio
A operação da PM que matou quinze pessoas em favelas no Centro do Rio chocou pela brutalidade e escancarou a linha tênue entre a lei e o crime no estado.
Bloco 3: O que ameaça a floresta?
De olho na Amazônia, o Planalto espiona os debates da Igreja Católica, e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, coleciona gafes. Enquanto isso, ministros adiam sua ida à região para elaborar um plano de desenvolvimento.
>Links citados neste episódio:
As candidatas laranjas do PSL, reveladas em reportagens da Folha de S.Paulo: Maria de Lourdes Paixão, que obteve 400 mil reais do fundo partidário enquanto Bebianno era presidente do PSL; Érika Siqueira Santos, a ex-assessora de Bebianno que repassou parte do dinheiro recebido para uma gráfica de fachada, e as quatro mulheres patrocinadas pelo ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.
A matéria da Folha de S.Paulo que relata a pressão de Bolsonaro para que Bebianno se demita.
Os tuítes em que Carlos Bolsonaro desmentiu Bebianno.
A entrevista que Bolsonaro deu à Record TV na noite do dia 13 de fevereiro.
Os dados do Instituto de Segurança Pública que mostram que, em 2018, houve 1 532 mortes advindas de intervenções policiais no estado do Rio de Janeiro.
Em 2017, nove policiais foram presos por terem ajudado o Comando Vermelho a tomar a favela Cidade Alta, em Cordovil, Zona Norte do Rio.
O Estadão noticiou a preocupação do governo Bolsonaro em relação à Igreja Católica. A Abin (Agência Brasileira de Inteligência) está investigando uma suposta articulação de cardeais para o Sínodo sobre a Amazônia.
Entrevista do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, no Roda Viva, em que ele afirmou que “Chico Mendes é irrelevante neste momento”.
*
Ficha técnica:
Apresentação: Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Malu Gaspar
Direção: Paula Scarpin
Edição: Mari Romano
Produção: Luiza Miguez, Luigi Mazza, Mari Faria e Ana Carolina Santos
Produção musical, finalização e mixagem: João Jabace
Música tema: Wânya Sales e Beto Boreno
Técnico de som: Danny Dee
Identidade visual: João Brizzi
Ilustração: Paula Cardoso
Distribuição: Luigi Mazza e Yasmin Santos
Coordenação digital: Kellen Moraes
Gravado no estúdio Rastro
Para falar com a equipe: forodeteresina@revistapiaui.com.br