Nos anos 1930 a 1980, a supremacia de Hollywood no cinema internacional criou, ao longo de mais de meio século, uma verdadeira indústria de atendimento aos fãs. Milhões de pessoas no mundo inteiro desejavam alguma lembrança de seus ídolos, a mais pessoal possível. Uma foto assinada com dedicatória era então a peça mais próxima de um contato direto que as estrelas podiam mandar a seus admiradores.
Essas fotos eram solicitadas em milhares de cartas que os atores recebiam mensalmente e um batalhão de secretárias assinava no lugar no ídolo, sem tempo para escrever ele mesmo. Como os fãs não conheciam sua letra, ficavam lisonjeados com a foto, pensando ter sido tocada por quem idolatravam.
No universo que chegou até nós, composto por centenas de milhares de fotos com assinaturas autênticas ou secretariais, algumas peças raríssimas se destacam por terem sido presenteadas por grandes estrelas a outras celebridades, como marca de amizade. Eram geralmente escolhidas para este fim as fotos de maior dimensão, às vezes de autoria de fotógrafos famosos.
A imagem desta página é talvez a melhor fotografia assinada dos irmãos Marx, surgida em leilão nas últimas décadas. Traz uma dedicatória ao grande cantor e ator francês Maurice Chevalier, muito popular nos Estados Unidos nos anos 1930, e mostra os quatro irmãos, Groucho, Zeppo, Harpo e Chico deitados num fundo escuro e sorrindo para a câmera.
A dedicatória, escrita por Groucho e assinada pelos quatro, diz:
“Aí vai um brinde francês para você, Maurice” fazendo uma brincadeira com a expressão “torrada francesa” (), pois em inglês a palavra toast significa tanto brinde quanto torrada.
Poucas imagens originais do grupo cômico mais popular dos Estados Unidos nos anos 1930 poderiam ser mais atraentes que esta. Groucho Marx foi, sem dúvida, o mais famoso dos irmãos, com seu inconfundível bigode e charuto. Contracenou com nossa Carmen Miranda em filmes memoráveis e sua popularidade perdura até hoje.