23mar2010 | 10h52 | Brasil

Maluf rouba lista da Interpol

A+ A- A

LYON – Eram 17h quando o Secretário-Geral da Interpol pediu para ver a Lista Vermelha de Procurados emitida pela organização. Às 17h15, soou o alarme: a lista sumira. “Procuramos por toda parte”, disse o porta-voz da instituição, Jean-Marc Dumont de la Corneille. “Reviramos sofás, levantamos tapetes e nada.” Uma investigação levada a cabo por um corpo de agentes concluiu que a lista não desaparecera, mas fora roubada. “No fundo do cofre onde a lista é usualmente guardada, encontramos uma carta anônima, mas muito simpática, que nos perguntava se não queríamos fazer uma autoestrada para ligar Lyon a Ougadougou, em Burkina-Faso, batizada de ‘Les Immigrants’. A proposta também sugeria asfaltarmos todos os nossos corredores e revestir as salas com Eucatex Evidence, ‘a nova linha de pisos laminados da Eucatex, que além de modernos, possuem características técnicas e estéticas essenciais para ambientes residenciais e comerciais de baixo tráfego.’” Dumont de la Corneille acrescentou que não pode se manifestar sobre investigações em curso, mas deixou claro que a instituição já formulou uma hipótese e está trabalhando sobre ela. Fontes não oficiais confirmaram que o lançamento na véspera de um novo produto bancário nas Ilhas Jersey – Títulos de Depósito de Listas Incômodas – teria chamado a atenção da Interpol.

Em São Paulo, o deputado Paulo Maluf mostrou-se surpreso com o desaparecimento da lista e declarou que a idéia de uma autoestrada entre Lyon e Ougadougou é essencial para o desenvolvimento das duas cidades.

Dumont de la Corneille encerrou a coletiva dizendo que está analisando a proposta da Eucatex. “Esses pisos laminados são mesmo uma graça.”