05maio2010 | 23h47 | Brasil

Físico alagoano desenvolve gerador de pautas para o Globo Repórter

A+ A- A

A Central Globo de Jornalismo convocou uma coletiva de imprensa para anunciar a aquisição do “mais importante avanço tecnológico para o jornalismo televisivo desde a introdução do vídeo-tape”, segundo o diretor-geral da emissora, Octávio Florisbal. Trata-se de um gerador automático de pautas para o Globo Repórter, criado por Ribamar Gonçalves, um físico alagoano aposentado de 73 anos. Ribamar declarou que sua invenção “dará o dinamismo que se espera de uma empresa de comunicação do século XXI”. Gonçalves demonstrou o funcionamento do gerador, cuja interface é simples e usa a tecnologia touch screen. O usuário mistura elementos de quatro pastas para formar idéias como “Pássaros raros migram para Galápagos”, “A renda do brasileiro cresceu ou diminuiu?” ou ainda “Mamão, cenoura ou beterraba. Quem é o vilão dos alimentos naturais?”

Por trás dessa tecnologia simples, existe um complexo sistema que cruza dados de quatro categorias. O físico, que assiste ao programa desde 1963, definiu como ponto de partida os temas “saúde”, “mundo animal”, “renda do brasileiro” e “comportamento”. “Por exemplo, basta clicar em ‘mundo animal’ para surgirem caixinhas com nomes de bichos e ecossistemas. Com a ponta dos dedos, o repórter arrasta as caixinhas que deseja usar e o sistema sugere um título”, ensina o criador.

A reportagem do The i-piauí Herald foi convidada a fazer um teste. Selecionamos “saúde”. Na tela seguinte, juntamos as caixinhas “terceira idade” e “Oriente”. A pauta já veio com o texto pronto para ser lido por Sérgio Chapelin: “Segredos da longevidade no Japão. Quem vive mais: os homens ou as mulheres? Quais são os alimentos que prolongam a vida? E você vai conhecer a história de uma senhora de 104 anos que nunca comeu sardinha.”

Ribamar anunciou que, em poucos meses, apresentará uma máquina para gerar letras de música baiana.