18jun2010 | 18h59 | Brasil

Deputado apresenta emenda para liberar vuvuzelas no plenário

A+ A- A

BRASÍLIA – O deputado Ariosto Holanda, do PSB, enviou para a mesa diretora da Câmera uma emenda, a ser votada em caráter de urgência, na qual solicita a liberação das vuvuzelas durante os discursos e as votações no plenário. “A proposta também determina que, daqui por diante, a casa entre em recesso 20 dias antes de todas as Copas – inclusive as da África, Eurocopa e Copa da Concacaf – para que cada deputado regresse à sua cidade e ajude a enfeitar as ruas com aquelas bandeirinhas verde-e-amarelas. Este ano, aliás, só voltaremos a trabalhar 15 dias depois da final porque a gente fica muito mexido emocionalmente. Por isso, sugeri que minha emenda passasse na frente das demais”, esclareceu Ariosto.

De acordo com a sua proposta, todos os deputados – bem como seus respectivos suplentes – receberão uma vuvuzela. “Isso aqui anda muito parado. Só na semana passada o Gabeira dormiu três vezes na cadeira. E é imperioso que se crie alternativas para os discursos algo prolixos do Suplicy”, disse Ariosto.

O Ministro das Energias, Edison Lobão, adiantou que o governo acredita no apoio popular à emenda e por isso tem planos para criar a VuzelaBrás, companhia estatal para a produção e distribuição das cornetas. “A vuvuzela se transformará num elemento estratégico para o bom funcionamento da vida parlamentar. Seria uma irresponsabilidade do governo permitir que o Brasil se torne dependente do mercado externo para suprir suas necessidades vuvuzelistas”, declarou o ministro.

Lobão se apressou em dizer que a VuzelaBrás será uma empresa enxuta, cujo quadro funcional não ultrapassará cem pessoas, 50 delas da família Sarney, “uma gente muito competente que tem assistido a todos os jogos da Copa para ver como funciona uma vuvuzela.”