04jan2011 | 19h29 | Brasil

Em último ato, Lula perdoa Oswaldo Montenegro

A+ A- A

BRASÍLIA – Animado com o perdão que havia acabado de dar a Cesare Battisti, o presidente Lula aproveitou as suas últimas horas de governo para anistiar vários outros proscritos da sociedade. "Perdoei Oswaldo Montenegro por aquela canção interminável dos bandolins", disse Lula, visivelmente satisfeito com a sua magnificência. "O Jorge Vercilo foi perdoado pelo conjunto da obra, e acabo de dar minha benção para aquele marido da Gloria Pires, sujeito ao compromisso de que ele continue a compor músicas que não tocam em lugar nenhum."

Num gesto considerado extremo até pela base aliada, Lula também concedeu um perdão a "O Pato", inperpretado por João Gilberto. Ao tomar conhecimento do fato, o PMDB convocou uma assembleia para discutir um eventual rompimento com o governo.

As medidas também causaram mal estar na comunidade internacional. Ao saber que Lula também perdoara a obra cinematográfica de Ipojuca Pontes, os países da Comunidade Européia convocaram os seus embaixadores. Em nota considerada dura, o Departamento de Estado dos EUA declarou que caso a anistia inclua o filme Pedro Mico, "não poderemos descartar um pedido de sanções junto ao Conselho de Segurança da ONU". O presidente do Irã Mahmoud Ahmadinejad pediu para co-assinar a nota, mas não foi atentido.

Apesar dos apelos, Lula não perdoou Djavan. "Tudo tem um limite", disse.

Extra!

Além dos perdões já divulgados, o senador Sergio Guerra, do PSDB, informou há pouco que Dilma tem em mãos um documento assinado por Lula às 23h57 do dia 31 de dezembro de 2010 no qual Dunga é perdoado pela escalação de Gilberto Silva, Felipe Melo e Daniel Alves no meio campo do Brasil. A oposição exigiu a convocação imediata de uma CPI. Fontes ligadas ao governo informam que Dilma não pretende tornar o documento público, e pensa inclusive em queimá-lo durante a madrugada. "O problema não é o meio campo. Como Oswaldo Montenegro e O Pato passaram, julgamos que Felipe Melo e companhia não provocariam mais do que um ou dois quebra-quebras", confidenciou um funcionário da ABIN. Visivelmente assustado, o agente disse que "o que parece realmente grave é a informação de que Lula também teria perdoado a escalação de Michel Bastos na lateral, e aí ninguém sabe o que pode acontecer."