14abr2011 | 13h07 | Economia

Diesel quer aumento do diesel

A+ A- A

Velozes e Furiosos 6, caso o governo aumente o preço de si mesmo

BRASÍLIA – Num encontro com o ministro Guido Mantega, o ator Vin Diesel defendeu o aumento do diesel. “É inadmissível que um combustível de nome tão nobre esteja desvalorizado no país do pré-sal, enquanto a população paga preços extorsivos pela gasolina”, defendeu o ator americano, que está no Brasil para promover o filme Velozes e Furiosos 5: o Rio sinistro de Eduardo Paes.

Mantega afirmou depois do encontro que o governo só fará a sua parte se houver uma contrapartida da iniciativa privada. “Não temos como atender o pedido do Diesel e aumentar o preço do diesel se Diesel não fizer a Diesel baixar os preços do diesel in natura”, disse. Já Diesel declarou à imprensa que “a classe média emergente precisa ter acesso a carrões a diesel e a filmes de Diesel, caso contrário bandeará para os lados do PSDB, que usa combustível pré-fóssil”.

Entrando na polêmica, Eike Batista disse que tanto o diesel quanto as perucas têm que ter o preço reduzido. “Só assim poderemos enterrar dois erros históricos: a aposta brasileira na gasolina e a de Diesel no transplante capilar”, disse o bilionário, que anunciou investimentos da ordem de 90 trilhões de rúpias na construção de cinco refinarias de perucas.

Críticos de O Globo acusaram Velozes e Furiosos 5 de mostrar um Rio marcado pela violência, por Eduardo Paes e pela corrupção. Caso o governo suba o preço do diesel, Diesel se comprometeu a passar uma imagem positiva da cidade no próximo filme da franquia, a ser dirigido por Arnaldo Jabor. A reportagem do Piauí Herald teve acesso à primeira versão do roteiro de Velozes e Furiosos 6, que destaca a celeridade da justiça brasileira. O jornalista Pimenta Neves teria sido sondado para protagonizar o filme, ao lado de Diesel e Gilmar Mendes.