19abr2011 | 16h29 | Brasil

Reforma política sai antes da Olimpíada, garante Sarney

A+ A- A

SÃO LUÍS – O presidente do Senado José Sarney garantiu que a reforma política será votada e aplicada antes da Olimpíada. “O Brasil não tem por que temer a pressão da Fifa”, garantiu o senador em anúncio que tranquilizou o mercado financeiro. “A maior parte das obras estruturais de que os partidos precisam já está execução, e o resto já foi licitado.”

Um dos pontos mais polêmicos da proposta que Sarney recebeu da comissão de reforma política é o voto em lista, no qual o eleitor escolhe uma relação de candidatos definida previamente por cada partido. Antevendo as disputas intestinas que devem dilacerar o PMDB na definição da ordem dos políticos em sua lista, Sarney tratou de definir critérios para nortear a escolha. “Terão prioridade os parlamentares que tiverem mais tempo de casa, aqueles que já tiverem ocupado a Presidência da República e os que tiverem mais concessões de rádio e TV no Maranhão”, propôs o presidente do Senado.

Sarney não descarta consultar a população para definir algumas das mudanças mais estruturais propostas em discussão na reforma política. “Vamos propor um plebiscito para decidir se a data da posse será transferida da manhã para a tarde do dia 1º de janeiro ou se será na quarta-feira de cinzas”, afirmou o maranhense.