02jun2011 | 14h34 | Brasil

Planalto nega que Dilma tenha contraído bactéria do pepino

A+ A- A

MINISTÉRIO DA SAÚDE – Os boatos de que Dilma Rousseff teria contraído a bactéria que já provocou 17 mortes na Alemanha foram negados na manhã de hoje pelo Palácio do Planalto. Os rumores circularam ontem depois que o deputado Onyx Lorenzetti divulgou no seu blog que são importados da Espanha os pepinos usados pela presidenta para fazer compressas nos olhos. “Só os muito ingênuos acreditam que foi uma pneumonia a causa do afastamento recente de Dilma”, insinua o post de Lorenzetti.

Em nota distribuída à imprensa, o Planalto anexou um exame de sangue de Dilma Rousseff para provar que ela não contraiu a variante letal da bactéria Escherichia coli. Por engano, a Casa Civil divulgou uma nota do ministro Antonio Palocci dizendo que Mailson da Nóbrega, Pedro Malan, Persio Arida e André Lara Resende também gostam de pepino, sobretudo em saladas.

Fontes próximas da presidenta contam que ela ficou irritada com a circulação do rumor. “Boatos tucanos me tiram do sério”, teria dito Dilma. “É só pepino!”.

A Associação de Produtores de Abacaxi de Irará, na Bahia, tentou se aproveitar do episódio. “A presidenta deveria descascar os abacaxis brasileiros e privilegiar os produtos nacionais”, disse um representante. A Espanha ameaçou processar Lorenzetti caso a denúncia afete as exportações de pepino e outras leguminosas para o Brasil.

Por meio da sua consultoria, o ministro-chefe Antonio Palocci ofereceu consultoria à União Europeia e à Associação de Produtores de Abacaxi de Irará.