13jul2011 | 12h35 | Esporte

Neymar cita barroco mineiro como maior influência no seu futebol

A+ A- A

OURO PRETO – Em douta palestra ao IPHAN, o jogador Neymar afirmou ontem que aprendeu a jogar futebol depois de uma visita guiada à Igreja de São Francisco de Assis, nesta cidade de Ouro Preto. “Não havia um só ângulo reto, e tudo que podia ser simples encontrava uma solução rebuscada. Achei aquilo um deslumbre”, explicou o jogador, que entrará em campo hoje, contra o Equador, com um novo corte de cabelo inspirado nas volutas da portada da Igreja do Carmo.

Neymar declarou que, como uma afirmação categórica da beleza gratuita do gesto estético, seu sonho é perder um gol feito na final da Copa do Mundo de 2014: “Ao invés de dar um chute banal e utilitário em direção à meta vazia da Argentina, produzirei, com meus três dedos, um efeito de lambrequim na trajetória da bola, que girará inutilmente no ar por pelo menos 90 segundos.” A afirmação fez correr um eloqüente suspiro de satisfação pela platéia, que, de imediato, entrou com um requerimento junto a UNESCO para que considere as jogadas de Neymar como patrimônio imaterial da humanidade.

Depois de consultar dicionários, jornalistas aprenderam que lambrequins são ornatos que pendem do elmo sobre um escudo de armas. Como continuassem sem entender, Neymar os tranqüilizou: “É algo perfeitamente inútil e ornamental, uma síntese do futebol que admiro”.

Leia também:

Neymar se irrita com cai-cai de Aécio

Galvão Bueno é internado com depressão pós-Ronaldo

Em momento cívico, Lúcio dá bronca em Abílio Diniz, Dilma, Sarney e Norma

Brasil alugará Alemanha para a Copa do Mundo