12set2011 | 14h19 | Esporte

FIFA lança gerador automático de declarações para jogadores

A+ A- A

ZURIQUE – Atendendo a pedidos de clubes, seleções, assinantes de canais de futebol e ouvintes de radinho de pilha, o presidente da FIFA Joseph Blatter anunciou o lançamento de um gerador automático de frases e declarações para jogadores de futebol. Apresentado em 5 idiomas – português, inglês, espanhol, italiano e alemão –, a máquina será testada nos campeonatos nacionais e deverá ser peça obrigatória para a Copa de 2014. "Queremos que nossos atletas digam coisas elegantes. De quebra, eliminamos o risco de ouvirmos críticas direcionadas a treinadores, patrocinadores ou dirigentes", explicou Blatter.

Desenvolvido por um consagrado físico alagoano, o gerador será obrigatoriamente acoplado aos equipamentos de transmissão. Uma vez ligado, ativará um teleprompter com frases que devem ser lidas pelos jogadores. "Fizemos um estudo e desenvolvemos 1.200 frases que podem ser empregadas sem levar em conta a pergunta do jornalista esportivo, como já acontece hoje", explicou o presidente da FIFA.

Antes da partida começar, os atletas poderão escolher entre “Vamos jogar com muita humildade”, “O NOME DO ADVERSÁRIO é uma grande equipe” (a ser dita, sem ironia, até mesmo em relação ao América Mineiro e ao atual Flamengo) e “Esse isotônico que patrocina a Copa do Mundo é excelente e lá em casa damos até para o meu filho recém-nascido”.

Terminada a primeira etapa, algumas das frases selecionadas são: "Vamos conversar com o professor para tentar corrigir o posicionamento de alguns setores", "Não podemos dar espaço para o adversário crescer" e "Temos de manter a pegada firme e o comprometimento, pois faltam 45 minutos para conseguirmos mais três pontos".

Para o final do jogo, o gerador traz a opção de ativar o modo "vitória" ou "derrota" para filtrar mensagens otimistas, mas com pé no chão, no caso de êxito; e frases motivadoras que empreguem a expressão “agora é trabalhar duro”, em caso de fracasso. Na hipótese do jogo terminar em empate, todos lembrarão que tiveram mais oportunidades de gol do que o adversário, que futebol é isso mesmo, e que o árbitro foi leniente com a violência dos volantes adversos. Ninguém se esquecerá de elogiar a qualidade do material esportivo da empresa patrocinadora da Copa do Mundo.

Leia também:

Físico alagoano desenvolve gerador de pautas para o Globo Repórter

Brasil alugará Alemanha para a Copa do Mundo

Palocci oferece consultoria para a FIFA

CBF faz oferta pública de títulos