30dez2011 | 12h00 | retrospectiva 2011

Retrospectiva 2011: Bilhete de Chico Buarque à diarista é considerado magistral

A+ A- A

LEBLON – “Socorro, por favor deixa um guisadinho de abóbora com carne para o fim de semana. Obrigado, Chico.” Escrito na última sexta-feira por Chico Buarque e endereçado à sua diarista Maria do Socorro, o bilhete veio a público ontem e foi imediatamente considerado excepcional por boa parte da crítica brasileira.

Na Folha, o crítico Roberto Kaz ressaltou como a tensão dialética empregada por Chico desnuda as contradições da sociedade brasileira. “Há na mensagem esse magma complexo que nos define – delicadeza e opressão, gentileza e comando, flor e aço. É toda a relação ambígua entre as classes que se dá a ver nestas 15 palavras”, apontou.

Epaminondas Veras, do Estadão, preferiu ressaltar o sentimento agônico que se instala no leitor ao cabo da leitura. “Terá Socorro deixado o guisadinho? Estamos na estação das abóboras? Nada disso se resolve na leitura, e Chico nos deixa a contemplar a possibilidade do abismo. É uma experiência devastadora”, escreveu.

No Globo, Rodrigo Fonseca publicou uma longa coluna sobre “as vitalidades contraditórias de uma estética que decerto bebe na fonte do primeiro Scorsese, apenas para, em seguida, dar meia volta e se encharcar de perplexidade bergmaniana, sublinhada, com agudez certeira, na pungência visceral da primeira palavra: Socorro.”

José Ramos Tinhorão foi uma das poucas vozes discordantes. Em ensaio nos Cadernos do CEBRAP, o crítico lembrou que a abóbora não é uma espécie nativa, e que Chico, no bilhete, revela a falta de potência criativa do colonizado entregue ao gosto estrangeiro, estranho às suas gentes. “Sabemos, ademais, que abóbora, no Brasil popular, é conhecida por jerimum. O registro erudito de Chico Buarque nada mais é do que um sinal de seu apartamento dos pobres do país. O seu cardápio é o da aristocracia, não o do proletariado. Chico se americanizou.”

A Casa de Rui Barbosa anunciou que concederá, a partir de setembro, duas bolsas de pesquisa para estudantes de doutorado que queiram se dedicar ao estudo dos recados deixados por Chico na secretária eletrônica de seu personal trainer, Marcão. “Há dois anos começamos a estudar esse material”, revelou Wanderley Guilherme dos Santos, presidente da Fundação. “Em dezembro, um dos nossos pesquisadores defenderá uma tese de doutorado em que interpreta, à luz da neurociência, um dos mais famosos recados que Chico deixou para Marcão: ‘Marcão, estalei uma costela. Melhor desmarcar. Abraços, Chico’.”

“A tensão é quase insuportável”, declarou um pesquisador com acesso ao recado.

Leia também

Bilhete de João Gilberto à diarista é considerado revolucionário

Bilhete de Gil à diarista é considerado incompreensível

Lobão critica recado de Caetano à diarista

Descoberto homem que compreende Gilberto Gil

Leitores do Globo dispostos a pagar sobrepreço de 25% para que Cora Rónai pare de falar de seus gatos

Fernando Pessoa anuncia fusão de heterônimos

Leia Mais

01jan2012 | 12h12 | retrospectiva 2011

Retrospectiva 2011: Biografia de Jobs revela que Apple lançará iSarney

CUPERTINO – A biografia de Steve Jobs que chegou hoje às livrarias americanas causou impacto imediato nas ações da Apple, que subiram 23% só na parte da manhã. A valorização se deve à revelação de que, nos meses que antecederam sua morte, Jobs trabalhou incansavelmente no desenvolvimento do iSarney, um aplicativo para dispositivos móveis que permitirá ao usuário criar, em menos de 30 segundos, cinco ONGs de inclusão social, dois ministérios com orçamento superior a um bilhão de reais e pelo menos um novo estado nordestino.

30dez2011 | 12h04 | retrospectiva 2011

Retrospectiva 2011: Enem é reprovado no Enem

USP - Pelo segundo ano consecutivo, o Exame Nacional do Ensino Médio levou bomba na aplicação dos Exames Nacionais do Ensino Médio. "A gente estuda, se empenha, mas temos que dar o braço a torcer: o nível dos candidatos está muito acima do normal. A cada ano, mais e mais alunos e professores desenvolvem técnicas sofisticadas para burlar as provas", reconheceu o ministro da Educação, Fernando Haddad.

29dez2011 | 11h48 | retrospectiva 2011

Retrospectiva 2011: Brasil alugará Alemanha para a Copa do Mundo

FRIBURGO – Em coletiva de imprensa na lanchonete alemã Pavelka, o ministro dos Esportes, Orlando Silva, admitiu que o Brasil não terá condições de concluir em tempo hábil as obras necessárias para a realização da Copa do Mundo de 2014. “Se tudo correr bem, e o Cidinho entregar o material até agosto, conseguiremos inaugurar os banheiros femininos do Maracanã para a grande final”, disse Silva, alertando, porém, que Cidinho é muito caprichoso mas costuma atrasar. “Achamos que é muito, mas a FIFA, que historicamente nunca deu atenção ao pleito das mulheres, foi intransigente e julgou insuficiente”, lamentou o ministro.

28dez2011 | 11h30 | retrospectiva 2011

Retrospectiva 2011: Obama defende traçado de Susana Vieira em 1967

CASA BRANCA - O presidente Barack Obama defendeu ontem a manutenção do traçado de Susana Vieira em 1967, quando a atriz tinha apenas 46 anos. "Em nome das boas relações que mantemos com o povo brasileiro, desejo sinceramente que Susana Vieira fique para a posteridade como a dona de casa exemplar que foi em 1967" discursou, emocionado, o presidente americano.