03jan2012 | 18h37 | Brasil

Virada de ano conserta todos os problemas brasileiros

A+ A- A

REVEILLON – Impactados pelas toneladas de mensagens otimistas, recados esperançosos, promessas de felicidade e manchetes efusivas de O Globo acerca da ressurreição da Cidade Maravilhosa em 2012, milhões de brasileiros sepultaram suas ansiedades e abraçaram a esperança desmedida.

Cariocas passaram a amar mais o Rio de Janeiro do que a si mesmos – em declaração que alguns julgaram excessiva, Narcisa Tamborindeguy chegou a jurar que, pela cidade, abre mão até de seus óculos Prada. Paulistas foram vistos oferecendo carona e andando de bicicleta. Refrões formados apenas por vogais foram abolidos em todo o território baiano. No Centro-Oeste, todas as duplas goianas de sertanejo universitário revelaram que passarão o resto da década estudando para se formar.

Aconselhado pelo filho, Jader Barbalho renunciou. "Independente das minhas ambições pessoais, o Ficha Limpa está amparado em um preceito moral que precisa ser preservado", confidenciou aos familiares, que o abraçaram aos prantos, dando a Jader a ocasião de demonstrar sua nova temperança ao permitir-se furtar apenas a carteira do filho mais velho, poupando todos os demais.

Após um breve momento de reflexão, José Sarney antecipou sua aposentadoria e orientou o PMDB a abandonar o fisiologismo. “Gente, tive uma idéia: por que não reservar todos os cargos públicos aos funcionários honestos e mais capacitados?”, tergiversou, para seu próprio espanto.

Celebridades não ficaram fora da onda de otimismo e bom senso. Eike Batista deixou a peruca de lado; Roberto Justus largou o laquê e se disse apenas muito bonito, não mais deslumbrante; Fausto Silva comprou um caminhão de camisas brancas sem estampas ou listras; Otavio Mesquita casou-se com Fabio Junior; Susana Vieira anunciou com discrição que doravante se dedicará apenas ao estudo da obra de Santa Tereza de Ávila.

Adriano se transferiu para um time da Coréia do Norte. Galvão Bueno desenvolveu o defeito fonológico de Cebolinha e deixou de pronunciar a letra R.