01fev2012 | 12h30 | Internacional

Partido Comunista Cubano troca luta de classes por diretoria da Petrobras

A+ A- A

18 BRUMÁRIO – Em reunião de seis horas com a presidenta Dilma Rousseff, o Comitê Central do Partido Comunista Cubano explicou às autoridades brasileiras que os estamentos mais elevados do Estado andam um pouco cansados de tanto socialismo. Segundo Ricardo Alarcón de Quesada, presidente da Assembleia Nacional do Poder Popular, ele e seus colegas já não aguentam mais assistir a cópias piratas de MAD MEN – “Són bastante tremiditas” –, inconveniente só comparável à dificuldade de baixar no laptop qualquer novo sucesso de Katy Perry,”porcuanto nuestra internet es lentita, lentita”.

O líder acrescentou que, se tivesse mais tempo, poderia também se estender sobre o imenso fardo de ler Marx desde o pré-primário, limitando-se a informar que dois cunhados seus, uma prima torta de terceiro grau e o genro de seu sobrinho preferiram fugir para Miami a enfrentar o terceiro capítulo dos Grundrisse.  

Alarcón de Quesada informou à Dilma que há tempos o PCC vem estudando com muito interesse o modelo brasileiro. Os revolucionários cubanos teriam ficado particularmente bem impressionados com a capacidade do PT em manter suas credenciais progressistas sem precisar abrir mão dos confortos da vida burguesa. Em relatório produzido pelo Presidium do Congresso Popular Nacional, teóricos do partido apontam que, no Brasil, a estratégia para levar adiante a luta revolucionária parece estar ligada à ocupação de uma diretoria do Banco do Brasil, Ministério da Pesca, Ministério dos Esportes, Ministério da Integração Nacional ou Petrobras.

Em pronunciamento solene, Raul Castro declarou que Cuba está disposta a abandonar o socialismo caso a presidenta indique pelo menos cinco de seus companheiros cubanos para ocupar as vagas que serão abertas pelos escândalos dos próximos meses. “Como habló el gran revolucionario Severino Cavalcante, nosostros también preferimos la directoria de Petrobras que fura los pocitos, pero, sin embargo, caso no sea posible, nos contentamos en transponer el San Francisco.”

Leia também

Dilma demite Fidel Castro

Eike pretende ser a Dilma do Hu

Brasil é o Botafogo dos Brics

PCdoB quer fim da propriedade privada do par-ou-ímpar